terça-feira, 19 de julho de 2011

1ª MISSA DE CORPO PRESENTE DE DOM HENRIQUE JOHANNPOTTER

A 1ª Missa de Corpo Presente de Dom Frei Henrique, OFM, 78 anos, foi na Igreja da Glória, Alemanha, às 15hs. O corpo de Dom Henrique chegou na Igreja da Glória às 13:15hs, alguns fiéis e confrades o aguardavam e até o inicio da Santa Missa foram feitas orações e cantos a Deus por sua alma.
A Missa foi presidida por Dom José Belisário, Arcebispo de São Luís e confrade de Dom Henrique e co-celebrada por Frei Heriberto, OFM, vigário paroquial, Frei Francisco e Frei João. Frei Miguel proclamou o Evangelho (Jo 11,21-27) e a homilia foi feita por Dom Belisário. O Arcebispo situou a sua reflexão em três pontos: Jesus Cristo, quando fala que " todos tenham vida e vida em abundância", ressaltando o modo como devemos viver; São Francisco, lembrando o seu jeito de falar e lidar com a 'irmã morte', morte corporal, que devemos aceitá-la, acolhê-la, pois a morte não é um fim, mas caminho para a ressurreição; e Dom Henrique, lembrando que o conheceu em 1983, suscedeu Dom Henrique na Diocese de Bacabal em 1997, falou do seu grande trabalho missionário, de como foi um grande 'construtor', ele realizava o que falava, tinha muita sabedoria e profunda espiritualidade, foi um grande evangelizador, principalmente no Maranhão. Antes da benção final Frei Heriberto, fez a encomendação do corpo.
O translado do corpo para Bacabal, foi logo após a Missa onde será velado na Matriz de São Francisco das Chagas.
Dom Frei Henrique nasceu na Alemanha no dia 23 de junho de 1933. Sua ordenação presbiteral foi no dia 26 de julho de 1961, na Alemenha e foi ordenado Bispo em 20 de janeiro de 1989 em Bacabal. Teve sua renúncia aceita em 10 de abril de 1997 e tornou-se Bispo Emérito da Diocese de Bacabal. Ele estudou Filosofia e Teologia na Alemanha e Português em Ipuarana (PB), além de Prática de Pastoral em Aracaju (SE). Foi bispo coadjutor de Bacabal em 1989 e o segundo bispo diocesano da mesma diocese entre 1990 e 1997. Seu lema episcopal era “Santificado seja o vosso nome”.
Existem profetas que falam o que as pessoas gostam de ouvir e existem profetas que falam o que deve ser dito. O falso profeta é aquele que fala o que a pessoa gosta de ouvir, de modo que ela não muda de vida e não produz fruto algum, vive uma espiritualidade estéril; ele vive de acordo com a situação porque esta lhe é favorável e satisfaz seus interesses. O verdadeiro profeta fala o que a pessoa precisa ouvir para converter-se, mudar de vida e produzir frutos que permaneçam, ele não aceita a situação atual, marcada pelos privilégios e pecados e quer que ela mude, porque o seu interesse é que o Reino de Deus aconteça na história dos homens.
DOM HENRIQUE FALAVA O QUE DEVIA SER DITO! E DESSE MODO DESAGRADOU A UNS E EVANGELIZOU MUITOS!
PAZ E BEM QUERIDO DOM HENRIQUE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário