quinta-feira, 26 de abril de 2012

PASTORAL DA SOBRIEDADE DA PARÓQUIA DE SANTA TEREZINHA

Conheça a Pastoral da Sobriedade e o trabalho desenvolvido.
AGENTES DA PASTORAL DA SOBRIEDADE
“A Pastoral da Sobriedade no meio da Igreja é a figura do Deus Misericordioso que abraça, acolhe, que cuida das pessoas vítimas da dependência química, que sofrem e fazem sofrer seus familiares... o Agente da pastoral da Sobriedade deve encontrar na Eucaristia todo o sentido da sua ação no trato com as pessoas dependentes e sofridas por causa das drogas... a força da Pastoral da Sobriedade se dá ao redor do Altar da Eucaristia porque diante de todos os problemas é ao redor desse Altar que  (os agentes) vão trazer o fruto da Comunhão com Jesus, onde Ele vai falar-lhes ao coração e fazer-lhes compreender que a dinâmica da vida é ‘a vida que supera a morte’(...)”. Pe. Everaldo
HOMILIA DA MISSA DE APRESENTAÇÃO DA PASTORAL DA SOBRIEDADE DA PARÓQUIA DE SANTA TEREZINHA
No dia 22, último domingo, o Pe. Everaldo apresentou os Agentes da Pastoral da Sobriedade da Paróquia de Santa Terezinha. A Pastoral começou a ser implantada no dia 26 de fevereiro de 2011, onde foi realizada a primeira reunião e desde então houveram muitas reuniões e formações, com o apoio da Coordenação da Pastoral da Sobriedade Arquidiocesana que sempre estiveram dispostos a ajudar e a qual, o Padre e toda a equipe paroquial, são imensamente gratos.
REUNIÕES E FORMAÇÕES
Pastoral é uma atuação especial da Igreja em resposta a um problema social. É uma atividade dirigida, que exerce apostolado junto aos diversos grupos da comunidade de maneira sistematizada.

“A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja na Prevenção e Recuperação da Dependência Química, dirigida pelos pastores, em comunhão com as outras pastorais e movimentos. Ciada em 1998, na 36ª Assembleia dos Bispos do Brasil, para responder à delicada questão do uso de drogas, atualmente trata de qualquer tipo de dependência – química ou não – vícios, manias, compulsões ou pecados.
A porta de entrada para o desenvolvimento das linhas de ação é o Grupo de Auto-Ajuda da Pastoral da Sobriedade – GAA. O Grupo atua na Intervenção, Recuperação e Reinserção familiar quando exerce ação terapêutica e de evangelização, que traduzida na Terapia do Amor, trabalha para a sobriedade do dependente e sua família, simultaneamente durante as reuniões semanais do Grupo de Auto-ajuda e também atua enquanto pastoral de inclusão quando objetiva a inserção de cada participante tanto nas demais pastorais e atividades existentes na paróquia assim como na sociedade.
Durante as reuniões semanais é proposto um Programa de Vida Nova através da vivência dos 12 Passos da Sobriedade Cristã. Estas reuniões são cíclicas e ininterruptas que seguem o Calendário Nacional da CNBB-Coordenação Nacional. Em todo o Brasil, durante a semana, simultaneamente, o mesmo Passo é trabalhado em cada paróquia. É através da perseverança nas reuniões que o Programa de Vida Nova é proposto, compreendido e adotado como meta individual. Sua vivência leva à conversão. Por meio dele a pessoa é conduzida ao compromisso no agir cristão. A pessoa faz a redescoberta de si mesma, de sua auto-estima, da importância da própria dignidade, dos autênticos valores cristãos, éticos e morais, de sua cidadania.” (SOBRIEDADE – CNBB / http://www.sobriedade.org.br/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário