quinta-feira, 26 de abril de 2012

PROGRAMAÇÃO DO 'BOTE FÉ SÃO LUÍS'


PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO BOTE FÉ – EVENTO DE ACOLHIDA DA CRUZ E DO ÍCONE DE NOSSA SENHORA, SIMBOLOS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE. (27 A 30 DE ABRIL DE 2012)
DIA 27/04 – SEXTA FEIRA:
10h – CONCENTRAÇÃO NO PORTO DA PONTA DA MADEIRA (Terminal do Ferry-boat). Este momento de espera da Cruz e do Ícone será animado pela Comunidade Ebenezer com cantos, intercalados com reflexões sobre a realidade da juventude (em forma de teatro).
11h – CHEGADA DA CRUZ E DO ÍCONE DE NOSSA SENHORA – Representantes de todas as Pastorais e movimentos da Arquidiocese receberão os símbolos, que serão entregues por jovens da Diocese de Pinheiro. RECEPÇÃO COM AS AUTORIDADES: após ser entregue as agentes de pastorais, a Cruz e o ícone, serão conduzidos até o palco montado no pátio do terminal, onde serão recepcionados pelas autoridades civis e religiosas ali representadas. Segue-se a fala do Arcebispo Metropolitano, do Prefeito, da Governadora etc… (momento breve)
12h – SAÍDA EM CARREATA – A Cruz deixa o porto em direção a Universidade Federal do Maranhão, conduzida pelo carro do Corpo de Bombeiros acompanhado pela juventude em carreata.
13h – CHEGADA NA UFMA – Recepção da Cruz e do Ícone pelo Reitor, pelos funcionários e alunos da instituição. Uma breve reflexão sobre o papel da Universidade, suas contribuições sociais, sua função transformadora. Aqui será feito um histórico da UFMA como uma das contribuições da Igreja do Maranhão. Serão feitas homenagens e lembrados os nomes dos pioneiros do ensino superior na ilha de São Luis. Segue-se uma Benção Solene com a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora á instituição.
A carreata deixa a UFMA em direção à Catedral Metropolitana.
15h – CHEGADA NA CATEDRAL – A Cruz e o Ícone serão entronizados na Catedral, onde após um momento de animação será apresentado um histórico das Jornadas Mundiais da Juventude, com imagens de todas as JMJ. Segue este momento, a apresentação de todos os hinos das JMJ, nas várias línguas, cantados pelo Ministério de Música da Comunidade Shalom. VENERAÇÃO DA SANTA CRUZ.
17h30 – CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA: Presidida por Dom José Carlos Chacorowisk -B
ispo Auxiliar da Arquidiocese de São Luís.
19h – VISITAÇÕES – momento para fotos, imprensa etc..
21h – RECITAÇÃO DO TERÇO – Legião de Maria Juvenil e demais segmentos.
22h – CATEQUESES: (momentos de reflexão dos movimentos e pastorais juvenis)
22h às 23h – Caminho Neo-Catecumenato
23h à 00h – Pastoral Catequética
00h á 01h – Movimento Eucarístico Jovem (MEJ)
01h às 02h – Ministério Jovem da RCC
02h às 03h – Pastoral da Juventude
03h às 04h – Serviço de Animação Vocacional (SAV)
04h às 05h – Fraternidade O Caminho
05h às 06h – Juventude Missionária

DIA 28/04 – SÁBADO
06h – SAÍDA PARA BACABEIRA – A cruz deixará a Catedral e seguirá para Bacabeira, onde será recepcionada pelos padres e pela juventude da Forania São Benedito.
Durante toda a manha a Forania estará desenvolvendo atividades com a juventude, com a presença dos símbolos da JMJ.
12h – SAÍDA DE BACABEIRA – Retorno para São Luís.
14h – PENITENCIÁRIA DE PEDRINHAS – A Cruz e o Ícone da Mãe de Deus visitarão o presídio São Luís, numa perspectiva de aproximação da realidade carcerária vivida em nosso Estado. Uma breve reflexão sobre a conjuntura do sistema carcerário e um ato litúrgico marcarão esta passagem da Cruz no presídio. A Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese e a Pastoral Carcerária são referenciais para esta visita.
Segue-se em carreata até o hospital Aldenora Bello.
16h – HOSPITAL ALDENORA BELLO – Tendo em vista o tema da Campanha da Fraternidade 2012 (Fraternidade e Saúde Pública) a Cruz e o Ícone visitam a Fundação Antônio Jorge Dino – Hospital de Referência no Tratamento do Câncer no Maranhão – Aqui será realizado uma celebração de Benção dos Enfermos e a Consagração à Nossa Senhora.
Referencias: Pastoral da Saúde, Capelania do Hospital, Pe Haroldo, Paróquia de S. Vicente e Santuário da Conceição.
A partir das 16h bandas farão animação na praça Maria Aragão, preparando a acolhida da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora.
18h – CHEGADA DA CRUZ NA PRAÇA MARIA ARAGÃO – Queima de fogos, animações…!
18h30 – SANTA MISSA – Celebração Eucarística presidida por Sua Excelência Reverendíssima dom José Belisário da Silva, arcebispo metropolitano de São Luís. Concelebrada pelo bispo auxiliar, dom José Carlos Chacorowski, demais bispos do Regional NE 5 (Maranhão) e pelo clero arquidiocesano.
21h – SHOW DE ABERTURA – HOMENAGEM A JOÃO PAULO II (COMUNIDADE SHALOM).
21h30 – SHOW COM BANDAS LOCAIS – vários ministérios de música, formando uma única banda, farão apresentação por meia hora. Hino oficial da peregrinação da Cruz…!
SHOWS
22h – Zé Vicente
22h40 – Davidson Silva
23h20 – Padre Reginaldo Manzotti
00h – Via 33
01h – Encerramento dos shows
01h30 – Saída em caminhada luminosa levando a Cruz e o Ícone para a Igreja de São Miguel Arcanjo. A comunidade assumirá a vigília até as 7h da manhã.
6h – Alvorada as – queima de fogos, fanfarras, músicas etc.

DIA 29/04 – DOMINGO
07h30 – Saída em carreata rumo à Igreja de São João Batista – Recanto dos Vinhaes.
08h – CHEGADA NA IGREJA DO RECANTO – A Igreja de São João Batista é referência histórica da chegada do Evangelho na Ilha de Upaon-Açú. Por ocasião do Jubileu dos 400 anos da presença do Evangelho, a Cruz Peregrina e o Ícone da Santíssima Virgem visitam o templo onde se iniciou a missão no Maranhão.
09h – SANTA MISSA – Na Igreja de São João Batista, Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil. Liturgia por conta da comunidade local com o padre Cláudio Correa.
10h – INAUGURAÇÃO DO CRUZEIRO – Marco comemorativo da passagem da Cruz e do Ícone da JMJ na Igreja de São João Batista e do Jubileu dos 400 anos.
10h30 – Saída em direção à Avenida Litorânea.
11h – CARREATA NA LITORÂNEA – BOTE FÉ NA VIDA – Manifesto pró-vida denunciando todas as formas de degradação e desrespeito à vida humana na sociedade e no planeta.
Referencial: Movimento Pro-vida, Campanha SOS vida no Trânsito (Maçonaria), Caritas Brasileira, Campanha Contra o Extermínio de Jovens, Comitê Dorothy dentre outros… Panfletagem, abordagens, depoimentos, músicas etc..
12h – Concentração no Parquinho da LITORÂNEA. Encerramento do ato público com breves depoimentos. Segue-se em carreata até o Comando Geral da Policia Militar do Maranhão.
12h30 – ACOLHIDA DA CRUZ NO COMANDO GERAL DA POLÍCIA MILITAR – HOMENGENS À CRUZ PEREGRINA E AO ÍCONE DA SANTÍSSIMA VIRGEM.
13h – ALMOÇO – Partilhado com os peregrinos. Pátio da Policia Militar.
14h – Saída em Carreata em direção à Igreja de São Francisco no Bairro São Francisco.
14h30 – CONCENTRAÇÃO EM FRENTE À IGREJA. Animação com os trios e distribuição dos lenços brancos para a caminhada.
15h – INÍCIO DA PEREGRINAÇÃO DOS JOVENS COM A CRUZ E O ÍCONE DE NOSSA SENHORA – ATRAVESSANDO A PONTE DO SÃO FRANCISCO EM CAMINHADA RUMO À CATEDRAL METROPOLITANA – UM MANISFESTO PELA PAZ SOB O SINAL DA CRUZ DE CRISTO E A COMPANHIA DA VIRGEM MARIA. (Ao longo da caminhada, músicas, orações pela paz na cidade, animação com os trios).
16h30 – CHEGADA NA CATEDRAL – INAUGURAÇÃO DO BUSTO DO PAPA JOÃO PAULO II – “Ao Papa dos Jovens, por ocasião da peregrinação da Cruz da JMJ e do Ícone da Virgem Santíssima, no Jubileu dos 400 anos da presença do Evangelho no Maranhão do Ano da Graça do Senhor de 2012”.
O busto do Santo Padre será colocado em frente ao Palácio Arquiepiscopal, sede do Governo Arquidiocesano.
17h30 – SANTA MISSA – Celebração Eucarística de Envio – Domingo do Bom Pastor.
Referencial: OSIB, CRB, SAV – Benção Solene com a CRUZ e o Ícone de Nossa Senhora.
DIA 30/04 – SEGUNDA-FEIRA
A partir das 08h – Exposição ao público na Escola Santa Teresa
14h – segue para o aeroporto – destino Imperatriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário