terça-feira, 3 de abril de 2012

SUGESTÕES PARA APROVEITAR MELHOR A SEMANA SANTA

A Semana Santa é um período de grandes graças para toda Igreja. Ela termina com a maior festa da Igreja a católica: a celebração da PÁSCOA! Esse dia é mais importante que qualquer outro dia do ano.


Algumas dicas para viver bem esse momento:
- Participar da Liturgia nos dias do Tríduo - composto por Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado Santo, culminando com a Solene Vigília Pascal,  e no Domingo de Ramos a Igreja comemora a entrada solene de Jesus em Jerusalém, entrada triunfal com cânticos de alegria e ramos de palmeira (e prestar bastante atenção nos simbolismos propostos. São Missas cheias de detalhes importantes).
- Confessar-se antes do Tríduo.
- Não viajar, passear, estudar, fazer trabalhos, ter aulas, ir a festas, ficar fazendo compras ou arrumações desnecessárias durante esses dias. Não é momento de tirar o atraso das atividades. Somente se deve fazer aquilo que é estritamente necessário (não aquilo que não fizemos por causa da nossa desordem).
- Não perder o que conquistou pela abstinência, ou seja, após a Páscoa, não exagere aproveitando tudo o que não pôde durante a quaresma, pois esse não é o sentido da abstinência. O sentido de penitência é corrigir nossas paixões desordenadas, fazer que nós percamos o gosto pelo pecado, e fortalecer nosso espírito para viver a virtude. Por isso, viva as alegrias da Páscoa com o equilíbrio próprio do cristão.
- O sentido da Semana Santa é acompanhar Jesus, Aquele que tanto nos amou, retribuir Seu amor com amor.
ATENÇÃO: embora o fato histórico tenha acontecido há dois mil anos, ele é atualizado, e se torna novamente presente. Ou seja, sendo Jesus homem e Deus, seus atos são eternos e temporais. Por isso, a Semana Santa (ou qualquer outra celebração da Igreja) não é apenas um teatrinho, uma lembrança, é real, é hoje! Por isso, a participação nos atos Litúrgicos é tão significativa na vida do cristão.
DOMINGO DE RAMOS:
- A Semana Santa já começa no Domingo de Ramos, por isso, guarde o espírito de recolhimento e contemplação desse grande Mistério da Paixão. Evite festas, excessos na comida e distrações evitáveis durante nesse dia e durante a semana, já em sentimento de preparação.
- O Domingo de Ramos também é chamado de Domingo da Paixão do Senhor; embora a celebração pareça que é festiva, pois tem ramos e cantamos Hosana, na verdade, ela também celebra a Paixão de Cristo (repare as leituras: num só dia vemos a glorificação de Jesus e sua condenação, feita pelo mesmo povo). Portanto, não celebre esse domingo como se já fosse páscoa, pois não é; guardemos um pouco mais nossa alegria...
- Participar da celebração completa, começando do lado de fora, com os ramos. Se a paróquia só fizer isso em determinado horário do dia, faça um esforço para ir nesse horário (por exemplo, existem lugares que a entrada com os ramos só é feita de manhã, então, é bom ir de manhã, não à noite).
- O ramo que você pegar será abençoado, por isso, deve ser tratado com respeito. Guarde na sua casa em um lugar digno, e que você possa encontrá-lo e vê-lo durante todo o ano (por exemplo, num oratório, atrás de um crucifixo ou de uma imagem).
- O ramo do ano que passou não deve ser jogado fora no lixo. Se você não o queimou na quarta-feira de cinzas, queime-o na sua casa, e no próximo ano, lembre-se de levá-lo para a paróquia antes da quarta de cinzas, para que possam queimá-lo e usar as cinzas na celebração.
QUINTA-FEIRA SANTA:
- Pela manhã, é realizada a Missa dos santos óleos, celebrada pelo bispo, com todo o clero da Diocese. É uma Missa muito bela e rica, onde são entregues os óleos que serão usados nas Crismas durante todo o ano. Vale muito a pena participar. Porém, essa Missa não substitui a Missa da noite, e você deve participar novamente, podendo comungar duas vezes (desde que cumpra os preceitos: guardar jejum de uma hora, estar em estado de graça e não chegar atrasado na Missa).
- A solenidade da noite é belíssima e comemoramos a instituição da Eucaristia, e ainda a instituição do sacerdócio. Jesus realizou a celebração da primeira Missa naquela noite!
- A Santa Missa de quinta começa festiva e termina com tristeza, pois relembramos que Jesus foi para o Horto das Oliveiras, onde sofreu Sua agonia, e foi preso pelos soldados. Por isso, A MISSA TERMINA COM SILÊNCIO, não converse depois, vá para casa recolhido, acompanhando Jesus na sua dor, ou fique na Igreja em adoração. Não ligue a TV, nem música. O melhor mesmo é rezar e dormir e estar em casa. Sinta o vazio.
- Se precisar comer algo, que seja algo simples.
SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO: 
- Aproveite pra visitar Jesus no sacrário e rezar e meditar a Paixão do Senhor.
- Guardar o silêncio e o recolhimento. Ficar em casa. Evitar barulhos. Não ligar a TV nem música. Sentir mesmo a perda de Cristo, o vazio no mundo, pois até mesmo os sacrários estão vazios! Não ter nada para fazer, a não ser lembrar de Jesus e do Seu amor e rezar.
- É fundamental que o cristão participe da via-sacra ao menos nesse dia. É um grande desaforo a Cristo se ausentar desse ato de piedade (não é encenação, é manifestação de fé, ato de piedade, ato de gratidão).
- Não saia de casa pra comprar nada, pra resolver nada. Se programe antes da Semana Santa para estar livre.
- Ofereça a Jesus pequenos sacrifícios e renúncias, pra consolar o Seu Coração chagado, e interceder por tantos pecadores.
- dia de jejum e abstinência (coisas diferentes):
- Dia de abstinência= não comer carne (branca ou vermelha, ou seus derivados- ex: presunto- nem frango etc), mas pode comer peixe. O quarto preceito da Igreja manda que se faça o jejum e abstinência de carne quando manda a Santa Madre Igreja, ou seja, na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa e manda que nos abstenhamos de carne em TODAS as sextas-feiras do ano (a não ser que coincida com solenidade do calendário litúrgico). No entanto, permite que se troque a abstinência da carne nas sextas do ano por outra obra de piedade (por exemplo, rezar a via-sacra, o terço, fazer caridade) (Do Catecismo Maior do Papa São Pio X; CNBB- Can. 1253).
- Dia de jejum= “Segundo a Igreja, o jejum consiste em tomar uma só refeição, durante o dia, e em não comer coisa proibida. Nos dias de jejum, a Igreja permite uma refeição leve pela manhã, um almoço completo (mas moderado) ao meio-dia, e uma ligeira refeição à noite (por exemplo, um pão, ou sopa) ou então, pode fazer uma refeição leve ao meio dia (ex: um pão com manteiga e leite ou sopa) e à noite uma janta completa (arroz, feijão, salada etc- sem carne). Assim, se tem apenas uma refeição completa no dia, com mais outras duas refeições menores (jejum não é ficar o dia todo sem comer nada).
O jejum serve para nos dispor melhor para a oração, para fazer penitência dos pecados cometidos, e para nos preservar de cometer outros novos. São obrigados a jejuar todos os cristãos, desde os vinte e um anos completos até aos sessenta começados, se não estão dispensados ou escusados por legítimo impedimento. A abstinência começa a ser obrigada aos catorze anos. Os que não estão obrigados a jejuar, nem por isso estão dispensados de toda a mortificação, porque todos temos obrigação de fazer penitência”. (Do Catecismo Maior do Papa São Pio X)
- Refeições sóbrias, sem os acréscimos: suco, doce, sobremesa, complementos etc. Comer uma bacalhoada requintada ou outro prato muito saboroso, mesmo que sem carne, perde um pouco o sentido da penitência (viva o arroz com ovo!)
- Nâo cumprir os mandamentos da Igreja é pecado grave
- Nesse dia começa a novena da Misericórdia.
- É muito bom rezar o terço Mariano e o terço da misericórdia, e outras orações piedosas.
SÁBADO SANTO:

- Acompanhar a solidão de Maria Santíssima durante o dia. Rezar, guardar o recolhimento.
- Na Santa Missa da Vigília passamos das trevas para a Luz! Celebramos a Ressurreição de Cristo!
- Escolha a melhor roupa pra Celebração da noite. Se prepare como quem vai à um casamento! É a maior festa da Terra, e o céu inteiro canta e tocam os sinos, pois Cristo ressuscitou!! Celebre com toda alegria, com todo o requinte e festividade que puder.


DOMINGO DE PÁSCOA:
- Participe da Missa de domingo, pois é diferente da de sábado (e é Missa dominical).
- Faça um delicioso almoço familiar, em casa, com a melhor louça, com um mesa bonita num clima de festa, alegria e colocando Jesus no centro! (não permita que a comemoração se torne como a dos pagãos). É bom evitar os restaurantes, pois também os garçons e cozinheiros deviam estar em casa celebrando com suas famílias.
- a festa da Páscoa dura 8 dias (oitava), é como se 8 dias fosse igual a um só (tão grande é essa festa), ou seja, celebrar com festa e solenidade, e alegria da ressurreição por 8 dias. Não esqueça de Jesus já na segunda-feira. 
- coelhinho de Páscoa não existe! Ele não deve roubar a atenção devida a Jesus.

Santa e fervorosa Páscoa a todos! Viva a Vida Nova em Cristo!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário