quinta-feira, 28 de julho de 2011

CONVOCAÇÃO PARA A XXIIa ASSEMBLÉIA ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL





ARQUIDIOCESE DE SÃO LUIS DO MARANHÃO 
400 ANOS DE ANÚNCIO DO EVANGELHO
“Como o Pai me enviou Eu também vos envio” (Jo 20, 21)


Tema: “Sob a luz de Cristo, celebrando quatro séculos de missão no Maranhão, somos chamados a renovar a Evangelização”.

"Para cumprir sua missão, a Igreja, impulsionada pelo Espírito Santo, acolhe, reza a Palavra que salva, escuta os sinais dos tempos, revê práticas pastorais e discerne objetivos e caminhos." Assim nos diz a apresentação das 'Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, para 2011-2015'. Motivados por essas idéias nos propomos a realizar a nossa XXIIa Assembléia Arquidiocesana de Pastoral. Somos todos convocados, bispos, padres, religiosos e leigos para louvar o Senhor pelo caminhar de 400 anos de esforço pelo anúncio do Evangelho; a escutar os apelos urgentes de nosso povo hoje e ousar propor metas e apontar corajosamente para uma direção que reúna nossos anseios e esperanças e nos anime a somar as forças das nossas pastorais, para assim nos transformarmos em Igreja discípula, missionária e profética. Estudaremos as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para 2011 a 2015. 
Vamos aproximá-las da realidade da Igreja no Maranhão.
Data: 29 a 31 de julho de 2011  
Horário: início às 15h do dia 29/07 – término às 12h do dia 31/07
Local: Oásis
As inscrições serão feitas na chegada ao Oásis.
Contribuição individual de R$ 70,00 reais. 




Estão convocados: 
– Os Bispos 
–Todos os Padres 
– 1 leigo de cada paróquia 
– 10 Religiosos escolhidos pela CRB diocesana. 
– 1 representante de cada pastoral, organismo, movimento e comissão.
– 1 representante dos candidatos ao diaconato permanente e dos ministros da Palavra. 
– Os estudantes do último ano de teologia. 
– 1 Jovem pela Pastoral da Juventude. 
– Cinco Jovens pelo setor juventude.


Nossos assessores serão o Pe. José Adalberto Vanzella, que nos apresentará as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para 2011 a 2015; e o Pe. Pirmin Spiegel que falará sobre a mística e a missão nas Santas Missões Populares. Teremos dois estudos em sete grupos que serão formados por foranias, por coordenações pastorais, por movimentos, por organismos, por serviços ministeriais e pelos jovens.


Como na avaliação da Assembléia passada foi constatado que enviar um questionário para preparar a assembléia no quesito VER, não funciona, solicitamos que se faça uma leitura do Capítulo I “A realidade que nos interpela”, páginas 5, 6 e 7 do número especial de “Notícias da Arquidiocese” Diretrizes Pastorais da Igreja de São Luís, 2008-2010, e a partir dessa leitura se responda: “Que outros elementos podem ser acrescentados que estão marcando nossa realidade?”


O número 124 das Diretrizes Gerais (DGAE), nos lembra que: “Todo processo precisa ser preparado. Uma ação que não tiver um antes não terá um depois. Para desencadear um processo de planejamento pastoral, sua preparação começa pela sensibilização dos membros da comunidade eclesial sobre a importância da participação de todos...”

Atenciosamente,
Dom José Carlos Chacorowski,CM
Pela equipe de coordenação.

FONTE: Site da Arquididiocese de São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário