domingo, 11 de dezembro de 2011

DOM BENEDITO ARAÚJO, NOVO BISPO DIOCESANO DE GUAJARÁ-MIRIM

A cerimônia de posse do novo Bispo Diocesano de Guajará-Mirim, Dom Benedito Araújo, começou às 9hs do dia 08 com a presença de vários católicos de todos os locais de Rondônia e de outros Estados. Ele foi empossado no lugar do Dom Geraldo Verdier, que deixa o cargo depois de 33 anos de pastoreio na Diocese.
Na Catedral Nossa Senhora do Seringueiro, fiéis e autoridades da Igreja e do Estado participaram da solenidade. Durante a Missa de Ação de Graças,  padres, seminaristas, bispos e um grande número de fiéis estiveram presentes.  
Dom Benedito, que já está em Guajará-Mirim há vários meses, tem elogiado o trabalho realizado por Dom Geraldo frente a Diocese. “Desejo que ele se sinta feliz servindo esta Igreja. Vou levar adiante a missão de Dom Geraldo”, garantiu.
A solenidade de transição durou pouco mais de duas horas. Após todos os padres, seminaristas e bispos adentrarem a catedral em procissão, Dom Geraldo passou o Báculo (espécie de cajado) a Dom Benedito. Em seguida, houve a leitura, do pergaminho assinado pelo Papa Bento XVI abençoando a posse do novo bispo.

Depois de saudar os presentes, Dom Benedito recebeu, os cumprimentos das autoridades e dos  padres presentes, que faziam questão de receber as bênçãos do novo Bispo. Além do Arcebispo de Rio Branco - Acre, Dom Joaquín Pertiñez Fernández, também veio prestigiar a solenidade o Bispo Emérito de Viana - MA, Dom Xavier Gilles, que foi o ordenante de Dom Benedito.
Logo após receber a Diocese de Dom Geraldo, o novo bispo foi bastante aplaudido por todos. Dom Geraldo disse que deixa a Diocese satisfeito e com a certeza  do dever cumprido com as comunidades. Ele deverá viajar de férias, mas pretende retornar para continuar trabalhando na Diocese de Guajará-Mirim.  
Trajetória de vida do novo Bispo.
Dom Benedito foi ordenado bispo coadjutor da Diocese de Guajará-Mirim no dia  04 de Junho deste ano, em São Luís – Maranhão.  A celebração foi no Multicenter Sebrae, presidida pelo bispo emérito Dom Xavier Gilles de Maupeou, que foi o diretor espiritual no Seminário Maior de Dom Benedito. O segundo bispo consagrante foi o Arcebispo de São Luís, Dom José Belisário da Silva e o terceiro, o bispo de Guajará-Mirim Dom Geraldo Verdier.
A celebração durou três horas e meia, com momentos fortes e emocionantes: a prostração no chão, com o belo canto das ladainhas de todos os santos, atentamente acompanhado pela assembléia. 
Biografia
Dom Benedito Araújo é natural de Conceição, Itapecuru Mirim (MA), fez seus estudos de filosofia e teologia no Centro de Estudos Teológicos do Maranhão, atual IESMA. Tem especialização em psicopedagogia pela PUC-RS e mestrado em ecumenismo pelo Institutum de Studiis Oecumenicis, em Veneza, Itália.
Padre Benedito foi reitor do Centro Vocacional Cura D´Ars; promotor vocacional; coordenador da Pastoral Vocacional do Regional Nordeste V da CNBB; Vice-reitor e Reitor do Seminário Interdiocesano Santo Antônio; Coordenador Pastoral da Arquidiocese; membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral, da Associação Regional e Nacional dos Presbíteros; vigário e pároco da paróquia Nossa Senhora de Nazaré; administrador paroquial das paróquias São Pedro e Divino Espírito Santo; pároco da paróquia Sagrada Família. 

Fonte: Guajaranoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário