domingo, 22 de junho de 2014

REFLEXÃO DOMINICAL - 12º DOMINGO DO TEMPO COMUM

12º DOMINGO DO TEMPO COMUM
“MISSÃO É ANTES TUDO, GRAÇA E DOM DE DEUS”
Este trecho do Evangelho de Mateus é conhecido como discurso missionário, quando Jesus passa aos discípulos as recomendações que devem orientar a ação dos missionários do Reino. Ao percorrer cidades e povoados, proclamando a Boa Nova do Reino de Deus e ao ver a multidão, Jesus sente compaixão; a missão surge da compaixão de seu coração de diante de um povo que precisa ser liberto. Com isso, envia os doze com as orientações que tem seu início com estas palavras: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita”. O Senhor envia para missão, mas antes de enviar coloca o pedido como condição primária e indispensável, pois a missão é antes de tudo graça e dom de Deus.
A missão de anunciar o Reino, e libertar, em nome deste mesmo Reino não é fácil. Muitas dificuldades poderão levar os discípulos ao desânimo, por isso, nestes oito versículos, Jesus diz por três vezes: “Não tenhais medo!” Sendo assim, procura levar os discípulos a uma profunda confiança Naquele que os está enviando, fazendo com que não busquem na força humana a razão e sentido de sua missão. São palavras de conforto, pois muitos desanimam por achar que, por estarem servindo ao Senhor na missão estão imunes às dificuldades e perseguições. O ‘não tenhais medo’ dito por Jesus conduz o coração dos enviados ao essencial da confiança na misa1aqsão. Somos enviados a todos. Diante de todos os desafios da missão hoje o Senhor continua a nos dizer: Não tenhais medo!
Tudo o que podemos compreender como força e sentido da vida, quando falamos em relações humanas é tirado da vida do profeta Jeremias em meio a tantas perseguições: os homens e os amigos o caluniam, procurando encontrar alguma falha em suas ações. Ser perseguido pelos inimigos talvez não nos cause tamanha estranheza, mas sofrer calunia dos que temos por amigos, isso nos faz sofrer muito. “Ó Senhor dos exércitos, que provas os homens e vês os sentimentos do coração”, ressalta o profeta, mostrando o quanto essas situações nos ajudam a descobrir o essencial de nossa vida. A certeza de que o Senhor está ao seu lado lhe dá força e faz brotar de seus lábios louvores de agradecimento a Deus. Precisamos urgentemente rogar aos céus que nos conceda este “zelo abrasador” que todo missionário e profeta devem possuir. Abrasados por este zelo seremos capazes de vencer os grandes desafios da missão.
Este é um zelo que nos impele até mesmo a louvar o Senhor em meio às tribulações, como o salmista, homem de zelo e abrasado pelo amor de Deus, que não vê o desprezo dos amigos e familiares como maldição. Ele chama este tempo de “tempo favorável”. É alguém que continuamente procura o Senhor, o que lhe da certeza no caminho. O coração dos que confiam plenamente em Deus renova-se continuamente, mesmo em meio às provações e perseguições. Os que são enviados em missão devem sempre reconhecer que a obra não é dos operários, mas de quem os envia e por isso, a confiança na graça deve ser constante. Não confiamos na lei, mas na graça, no “dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, que se derramou em abundância sobre todos”. Sejamos, portanto anunciadores da graça e do amor de Deus aos quatro cantos desse mundo.
Fraternalmente,
Padre Everaldo Araújo

Pároco da Paróquia Santa Terezinha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário