terça-feira, 10 de junho de 2014

Arquidiocese de São Luís - Convite para a Solenidade de Corpus Christi

A Arquidiocese de São Luís realizará a celebração da Solenidade de Corpus Christi, no dia 19, a partir das 15h, no Estádio Nhozinho Santos. Este ano, com o tema “A EUCARISTIA NOS FAZ IGREJA” e a seguinte programação:
15h – Concentração e Show Católico;
17h – Missa presidida pelo Arcebispo Dom José Belisário e concelebrada por todos os sacerdotes;
18h30 – Procissão Luminosa (tragam suas velas), com uma parada na Igreja São João e outra na Igreja do Carmo (10 minutos);
20h – Benção do Santíssimo em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Vitória (Igreja da Sé).
É com muita alegria que a coordenação arquidiocesana de pastoral convida a todas as pessoas de boa vontade para rezarmos juntos a fim de que o CORPO DE DEUS toque e transforme sempre o nosso coração. Aguardamos você.
Corpus Christi, expressão latina que significa Corpo de Cristo, é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no Domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.”
A CONFECÇÃO DO TAPETE de rua é tradicional, pois é uma magnífica manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi. Utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto. Por este tapete passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor. Corpus Christi é celebrado desde a época colonial com uma profusão de cores, música expressões de grandeza. Esta é a maior homenagem a Jesus Eucarístico.
“Quando celebramos o mistério da Eucaristia e enaltecemos a presença de Cristo no pão e no vinho, consagrados nesse Dom precioso que Cristo fez à sua Igreja, resplandece o mistério do amor, que atravessa os séculos, fazendo a humanidade participar da vida divina. Pão da vida e cálice da bênção são realidades que fazem da Eucaristia a comida e a bebida da Igreja em marcha para Deus. Que nossas paróquias e comunidades sejam expressão do amor eucarístico testemunhado em nossa missão. Amém.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário