domingo, 1 de junho de 2014

REFLEXÃO DOMINICAL - ASCENÇÃO DO SENHOR E DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

FESTA DA ASCENSÃO DO SENHOR - “FILHOS DO CÉU E DA TERRA”
48º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS - ANO A - 01/06/2014

Celebramos neste domingo a Festa da Ascensão do Senhor, onde como igreja, aproveitamos também para celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Neste dia, somos chamados a ler, estudar e meditar, uma mensagem que o papa prepara para este dia. O tema escolhido este ano pelo papa Francisco foi: “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro”. Por isso, gostaria de juntamente com a Palavra de Deus deste domingo, desenvolver esta reflexão a partir da mensagem elaborada pelo nosso santo padre. Em determinado momento assim ele diz: “Tenho-o repetido já diversas vezes: entre uma Igreja acidentada que sai pela estrada e uma Igreja doente de autorreferencialidade, sem dúvida prefiro a primeira. E quando falo de estrada, penso nas estradas do mundo onde as pessoas vivem: é lá que as podemos, efetiva e afetivamente, alcançar. Entre essas estradas estão também as digitais, congestionadas de humanidade muitas vezes feridas: homens e mulheres que procuram uma salvação ou uma esperança”. O sentido de toda comunicação, nos vai lembrar o papa Francisco em sua mensagem, é a proximidade e o alcance da pessoa; com suas angústias e alegrias, sonhos e desesperanças. Celebrar a festa da Ascensão hoje é sempre mais tomar consciência de nossa missão como comunicadores do evangelho.
No evangelho de hoje, os discípulos voltam à Galileia, periferia existencial daquela época, local de abandonados e despossuídos. Tantos nessa região foram libertos e transformados pela presença de Jesus. Lá recebem esta missão: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos ordenei”. A partir da Galileia somos chamados a exercer nossa missão. Não devemos temer este mandato, pois não estamos sozinhos, “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”, sempre nos recordará o Senhor ao longo da missão. Atualmente, são diversas as galileias de onde somos chamados a exercer a nossa vocação missionária; dentre tantas, o papa nos recorda hoje a Galileia dos Meios de Comunicação Social, ou como ele prefere chamar, “as estradas digitais”. Nelas nós encontraremos, “homens e mulheres de hoje, para compreender os seus anseios, dúvidas, esperanças, e oferecer-lhes o Evangelho, isto é, Jesus Cristo, Deus feito homem, que morreu e ressuscitou para nos libertar do pecado e da morte”, falará o papa.
Como homens e mulheres da Galileia somos chamados a testemunhar o Reino de Deus até os confins da terra. Durante esses quarenta dias, na escola pascal, fomos instruídos, pelo Espírito Santo, sobre as realidades do Reino; somente elas serão capazes de satisfazer os anseios mais profundos de felicidade, presente no coração humano. E quando falamos em “confins da terra”, não podemos deixar de fora o papel indispensável dos meios de comunicações, na realização do “Ide”, insistentemente evocado por Jesus. Em tempos de interconectividade, onde cada vez mais nos sentimos parte de uma grande família humana, a falta de proximidade e sensibilidade ao sofrimento do irmão, questionam nossa vida de fé. Por isso o papa nos convida hoje a uma retomada da valorização da “cultura do encontro”; não basta estar conectado, se por outro lado, na vida cotidiana, criamos cada vez mais barreiras que nos separam e nos fazem sempre mais insensíveis à dor de tantos próximos a nós.
Quando falamos em ascensão do Senhor, automaticamente nos veem à cabeça a dimensão transcendental, a dimensão celeste. De fato, a liturgia de hoje nos aponta para esta dimensão do alto: os discípulos que voltam à Galileia, a um monte indicado por Jesus; Jesus que levado para o céu nos Atos, recebe autoridade sobre o céu e a terra; ressuscitado e sentado à direita de Deus, bem acima de toda autoridade. No entanto, não podemos permanecer parados olhando para o céu. A dimensão do alto dá sentido e nos impulsiona a sermos testemunhas de “tudo que o Senhor fez e ensinou, desde o começo”.
Somos convidados, também neste dia, a formar uma forte corrente de oração, a partir deste domingo, por meio da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Esta semana, preparada pelo CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs), terá como tema: “Acaso Cristo está dividido?” (I Coríntios1, 1-17). Guiados pelo espírito desta grande iniciativa dos cristãos de nosso país, somos interpelados a retomar a cultura do diálogo, que para o papa Francisco “significa estar convencido de que o outro tem algo de bom para dizer, dar espaço ao seu ponto de vista, às suas propostas. Dialogar não significa renunciar às próprias ideias e tradições, mas á pretensão de que sejam únicas e absolutas.” Iluminados e orientados pelo Espírito do Ressuscitado, não percamos a esperança de buscar sempre o dom da unidade.
Fraternalmente,
Padre Everaldo Santos Araújo
Pároco da Paróquia Santa Terezinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário