sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Celebração Paroquial da Quarta-feira de Cinzas na Paróquia Santa Terezinha, Filipinho.  “Convertei-vos e credes no Evangelho” 
Muitos paroquianos participaram da celebração, recebendo o sinal da cruz na testa com as Cinzas, como símbolo de sua identificação com Jesus Cristo e é nesta celebração que damos início a Quaresma, tempo de arrependimento e reconciliação com Deus.
Não hesitemos em reencontrar a amizade de Deus perdida com o pecado; encontrando o Senhor experimentamos a alegria do seu perdão. E assim, respondendo às palavras do profeta, façamos nossa a invocação do refrão do Salmo 50: "Perdoai-nos Senhor, porque pecamos". Proclamando, o grande Salmo penitencial, apelamo-nos à misericórdia divina; pedimos ao Senhor que o poder do seu amor nos volte a dar a alegria de sermos salvos.
Amados irmãos e irmãs, temos quarenta dias para aprofundar esta extraordinária experiência de conversão. No Evangelho, Jesus indica quais são os instrumentos úteis para realizar a autêntica renovação interior e comunitária: as obras de caridade (a esmola), a oração e a penitência (o jejum). São as três práticas fundamentais, porque contribuem para purificar o homem aos olhos de Deus.
Estes gestos exteriores, que devem ser realizados para agradar a Deus e não para obter a aprovação e o consenso dos homens, são por Ele aceites se expressam a determinação do coração a servi-l'O, com simplicidade e generosidade.
“A liturgia da Quarta-Feira de Cinzas recorda-nos 
nossa condição de mortais: "Memento homo quia pulvis es et in pulverem reverteris - Lembra-te, homem, de que és pó e ao pó hás de voltar" ....” Papa Bento XVI
É , também na Quarta-feira de Cinzas, que, no Brasil, damos início a Campanha da Fraternidade. Este ano a CF tem como tema, “Fraternidade e Juventude”, “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). Jovens da Paróquia apresentaram o tema e fizeram uma importante reflexão sobre a realidade da juventude hoje na sociedade e na Igreja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário