quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

BÊNÇÃO MARCA INÍCIO DAS OBRAS EM GUARATIBA – JMJ RIO 2013


 “Em cinco meses esse campo, que no momento está vazio, estará repleto de jovens cheios de ideais de vida, de justiça, de valores. E que depois voltarão para seus países com o coração cheio da graça de Deus e que eles possam ser arautos de uma nova vida, de um novo tempo”, afirmou o arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, Dom Orani João Tempesta, durante a bênção do Campus Fidei, em Guaratiba, na tarde de hoje, 19 de fevereiro.
O nome dado pelo arcebispo ao terreno em Guaratiba, significa Campo da Fé. Neste local acontecerão a vigília e a missa de envio da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), nos dias 27 e 28 de julho, com a presença do novo Papa.
Dom Paulo Cezar Costa, diretor Administrativo da JMJ Rio2013, falou aos presentes da emoção de estar na bênção do terreno: “A imagem que me veio ao coração quando cheguei aqui hoje e vi o início das obras foi a imagem de Moisés ao ver a terra prometida. Deus nos reservou este local para que fosse a vigília e a missa de envio.”.
A bênção foi no local exato onde será construído o palco que ficará o Papa. Deste ponto o Pontífice terá a visão de todo o terreno.
Jomar Júnior, Diretor de Produção da JMJ, explicou como o Campus Fidei funcionará: “O Campus terá três acessos, a partir da área do palco serão construídos os lotes para 30 e 50 mil pessoas em cada um. Nos lotes haverá banheiros, bebedouros, postos médicos, telão, som, alimentação, tendas de adoração, tenda de venda de produtos. Também haverá duas ilhas dependendo do tamanho do lote, para evitar que as pessoas tenham que se deslocar muito para chegar aos serviços.”. Cerca de 800 pessoas estarão envolvidas nas obras. Serão 59 ilhas de serviço distribuídas por 37 lotes. Os peregrinos que se inscreveram receberão os kits de alimentação nos acessos ao Campus Fidei.
A Secretaria Municipal de Transporte, ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e todas as concessionárias de transportes estão traçando o planejamento de mobilidade até o local do evento. Os dois terrenos juntos correspondem a mais que o dobro da área de “Quatro Ventos”, em Madri, onde foi a última Jornada. A caminhada de peregrinação será entre seis e 13 quilômetros até o Campus Fidei.
As obras terminarão até o final de junho, para logo em seguida entrar na fase de testes de som e luz. O Papa chegará de helicóptero e se locomoverá de Papa Móvel entre o público no dia da missa de envio.
A BÊNÇÃO
A celebração da bênção começou e terminou com o Hino da Jornada Mundial da Juventude. Entre os presentes estavam diretores, colaboradores e voluntários do COL, o Conselho da JMJ, padres e paroquianos da região, representantes federais, estaduais e municipais.
Dom Orani citou como “providência divina” o fato do Campus Fidei ser na região onde fica a Paróquia São Pedro. “É uma emoção muito grande ver os trabalhos iniciados. Agradecemos muito aos proprietários destes terrenos”, disse. Essa será a segunda Jornada com dois papas. A primeira aconteceu na Alemanha. Esta também será a segunda JMJ no hemisfério sul, a primeira foi na Argentina. E será a primeira em português. “Os jovens são os sentinelas do amanhã. Que eles nunca percam esse entusiasmo de amar o irmão”, conclui o arcebispo do Rio.
Segundo Dom Orani, os jovens não são somente destinatários, mas também protagonistas de tudo o que está acontecendo. Às 16h a bênção foi dada à terra e à cruz feita de madeira do próprio terreno. A cruz foi colocada como lembrança dos ícones da Jornada, a Cruz e a imagem de Nossa Senhora, que estão percorrendo o país. Os jovens presentes fincaram a cruz na terra.
Confira as impressões de alguns dos presentes no evento

“E a juventude fará uma ótima experiência em Cristo e vão voltar entusiasmados para contagiar o mundo inteiro. Deixarão de ser missionários para serem anunciadores de Jesus Cristo.” - Dom Paulo - Diretor Administrativo da JMJ.

“Presenciamos hoje um momento muito importante, porque é a confirmação concreta de que estamos fazendo uma Jornada. Estamos preparando o terreno. Literalmente falando, nós estamos preparando o terreno para que aconteça esse grande encontro da juventude com o Santo Padre. E aconteça numa região que, durante muito tempo foi esquecida. Isso é bom lembrar. Essa preocupação do arcebispo em valorizar essa região toda aqui de Guaratiba, Santa Cruz. Esperamos que essa grande multidão que se aproxima, se beneficie e daqui saia mundo afora, mostrando o que significa ser discípulo de Jesus Cristo.” -Padre Marcos William Bernardo –Vigário Episcopal para Comunicação Social e diretor de Atos Culturais.

 “Quando eu vim pra cá, que a gente entra na terra, me lembrou da fundação de Brasília. Ter a bênção da terra e esse simbolismo lindo vai coincidir com o início de um novo papado. E tudo isso ligado à juventude, que é algo que esses dois últimos papas valorizaram tanto.” - Padre Josafá Siqueira - Reitor da PUC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário