segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Encontro de Comunicação


A Comissão para Comunicação Social da Arquidiocese de São Luís está procurando articular a Comunicação à luz do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil nas paróquias, novas comunidades e movimentos, visando melhorar a dinâmica da comunicação enquanto meio e processos. O projeto objetiva também implantar uma rede colaborativa de comunicação para favorecer a comunhão e a informação entre o bispo, os presbíteros, os diáconos, consagrados e todos os leigos da arquidiocese.
O Papa João Paulo II publicou, em 1990, a Carta Encíclica Redemptoris missio. A publicação não era totalmente destinada a abordar as questões referentes aos meios de comunicação, porém o pontífice apresenta a Comunicação como um novo areópago, como uma nova possibilidade para a evangelização.
O primeiro areópago dos tempos modernos é o mundo das comunicações, que está a unificar a humanidade, transformando-a — como se costuma dizer — na “aldeia global”. Os meios de comunicação social alcançaram tamanha importância que são para muitos o principal instrumento de informação e formação, de guia e inspiração dos comportamentos individuais, familiares e sociais (JOÃO PAULO II, 1990).
É neste sentido que a Comissão para a Pastoral da Comunicação em sintonia com as Diretrizes da     Igreja no Brasil, pretende dinamizar a comunicação feita com inspiração católica na arquidiocese. Tudo para que os agentes envolvidos se motivem cada vez mais para essa missão tão específica na Igreja. Além, de despertar a novação de novos comunicadores para que se comprometam com o anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo a todos com a comunicação. 
Se observarmos com atenção percebemos que a comunicação feita com inspiração católica tem apresentado grandes avanços nos últimos anos, seja pela grande quantidade de Pastorais da Comunicação, quanto pelas diversas iniciativas de comunicação das novas comunicada e movimentos da Igreja.  
A proposta da Comissão para a Pastoral da Comunicação é articular e integrar a comunicação na Arquidiocese de São Luís, afim de que todos possam interagir e compartilhar experiências e informações. Tornando nossa Igreja mais dinâmica e participativa. Para isso convidamos as pessoas que já integram a PASCOM e todos os interessados em saber um pouco mais sobre a COMUNICAÇÃO na nossa Igreja para participar deste Encontro. Dia 17/08, das 8h às 11h30, na Igreja Santa Terezinha, Filipinho, iniciando com a Santa Missa. Encontro para as Foranias Nossa Senhora da Conceição e São Judas Tadeu.
OBJETIVOS
Articular e animar a Comunicação na Arquidiocese de São Luís para fortalecer a comunhão, o diálogo e o serviço dos agentes de comunicação;
Implantar entre as paróquias, novas comunidades e movimentos da arquidiocese uma rede de comunicação para ampliar a interação e o compartilhamento de informações;
Elabora em conjunto com todas as iniciativas de comunicação um Projeto de Comunicação amplo para a arquidiocese;
Apresentar o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, como um documento fundamental na organização e na ação pastoral no campo da comunicação.
CALENDÁRIO PARA O MÊS DE AGOSTO
DIA 02 DE AGOSTO - Forania Nossa Senhora da Vitória e Forania Anjo da Guarda
15h – Paróquia São Pantaleão (Centro)
DIA 09 DE AGOSTO - Forania São Luís Rei de França
15h – Paróquia São Francisco (São Francisco)
DIA 16 DE AGOSTO - Novas Comunidades e Movimentos
9h – Centro de Evangelização da Comunidade Católica Shalom (Cohajap)
DIA 17 DE AGOSTO - Forania Nossa Senhora da Conceição e Forania São Judas Tadeu
9h – Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus (Filipinho)
DIA 22 DE AGOSTO - Forania São José de Ribamar
19h – Santuário São José de Ribamar (Ribamar)
DIA 23 DE AGOSTO - Forania Nossa Senhora de Nazaré e Forania São Francisco e Santa Clara
15h – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Cohab)
DIA 30 DE AGOSTO - Forania São Cristovão
15h – Paróquia Santíssima Trindade (Cidade Olímpica)
DIA 31 DE AGOSTO - Forania São Benedito

9h – Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (Rosário)

Um comentário: