terça-feira, 7 de junho de 2011

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO SOCIAL ! ! !

A Paróquia de Santa Terezinha, agora também tem a Pastoral da Comunicação Social - PASCOM.  A PASCOM, começou a ser pensada desde o mês de Outubro do ano passado (2010), e em Dezembro a convite do Pároco Padre Everaldo Araújo, eu (Fabiana), o Paulo e a Élida, formos participar das reuniões da PASCOM Arquidiocesana, sob a coordenação do Pe. Heitor Morais, para  conhecer melhor a Pastoral e organizar a implantação da mesma. A cada reunião e encontro cresce em nós a alegria de trabalhar com a Comunicação em nossa Igreja, pois em tudo que fazemos há Comunicação, no falar, escrever, no olhar, nos movimentos... 
Neste Domingo, 5, Ascensão do Senhor, também celebramos o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, e na carta do Papa Bento XVI, que tem como tema: "Verdade, Anúncio e Autenticidade de Vida na Era Digital", o Santo Padre nos fala sobre a difusão da comunicação através da rede internet,(...)Quando as pessoas trocam informações, estão já a partilhar-se a si mesmas, a sua visão do mundo, as suas esperanças, os seus ideais. Segue-se daqui que existe um estilo cristão de presença também no mundo digital: traduz-se numa forma de comunicação honesta e aberta, responsável e respeitadora do outro. Comunicar o Evangelho através dos novos mídia significa não só inserir conteúdos declaradamente religiosos nas plataformas dos diversos meios, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar, escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele. Aliás, também no mundo digital, não pode haver anúncio de uma mensagem sem um testemunho coerente por parte de quem anuncia. Nos novos contextos e com as novas formas de expressão, o cristão é chamado de novo a dar resposta a todo aquele que lhe perguntar a razão da esperança que está nele (cf. 1 Pd 3, 15).
Foi bem providencial celebrarmos o Dia das Comunicações no dia em que também celebramos a Ascensão do Senhor, pois Jesus volta ao Pai, mas não nos deixa sós, Ele continua caminhando conosco, e ainda nos deixa uma missão, de comunicadores, disse jesus, “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povosbatizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.
Nesta Missa, Pe. Everaldo e toda a Paróquia, rezou pela Pastoral e por todos os Comunicadores. A PASCOM Santa Terezinha ainda está em formação e novos integrantes estão chegando. É com muita alegria que assumimos essa missão e contamos com a oração e colaboração de todos, para sempre 'anunciar' a 'verdade' com 'autenticidade'. Muito obrigada. Grande abraço e Deus abençoe a todos. Amém. 




Fabiana Baluz e Paulo Sousa 
Coordenação da PASCOM Santa Terezinha

"Uma nova cultura está nascendo através de uma nova linguagem e que nos lança desafios enormes diante da mudança de época que ora vivemos. Dessa maneira, resta-nos convidá-lo a integrar a geração digital, com a plena convicção de que somos chamados a aceitar o desafio de fazer dessas novas formas de expressão o areópago digital, onde Cristo mostra seu rosto e nos convoca para a conversão. Portanto, o nosso desafio é trabalhar em nossas comunidades, paróquias, pastorais de comunicação, propagando o tema do Dia Mundial e colaborando para que a “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”, seja uma realidade incontornável em nosso entorno e no mundo". Dom Orani João Tempesta, O.Cist. / Arcebispo metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro - RJ

2 comentários:

  1. cara Fabiana Baluz sobre a pergunta no recanto das letras vc pode publica os textos, qualquer duvida entre em contato com marciorabelo58@yahoo.com.br, desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, e também estamos a disposição. Abraço. Fabiana Baluz

    ResponderExcluir