quarta-feira, 8 de junho de 2011

45º ANIVERSÁRIO DA RÁDIO EDUCARORA AM 560KHz


A História
A primeira transmissão da Rádio Educadora AM foi ao ar no dia 12 de junho de 1966. O sonho de levar a cultura popular e a educação, através das ondas do rádio, para as mais distantes localidades do Maranhão se tornou realidade graças à iniciativa de Dom José Medeiros Delgado, Monsenhor Dr. Artur Lopes Gonçalves, Cláudio Brandt, Voltaire Frazão e Osvaldo Vasconcelos, que juntos começaram a criar uma rádio preocupada em garantir informação à zona rural maranhense.
No dia 24 de julho de 1960 a rádio foi registrada e em 1962, através do decreto nº 815, o então Ministério de Viação e Obras Públicas liberou a concessão de funcionamento. Quatro anos depois a Rádio Educadora Rural do Maranhão Ltda (AM) estava no ar sob a direção de José Maria Linhares. Seu primeiro endereço foi a Rua do Sol, 535, no centro da capital.
Pelo fato da emissora ter o seu conteúdo voltado à comunidade do interior do Maranhão, a sua programação inicial ficou a cargo de instituições públicas, como Secretária de Agricultura e Educação do Estado, Associação de Crédito Assistência Rural e Movimento de Educação de Base. O que acabou levando a população a duvidar do potencial da emissora, pela sua ligação com a igreja, o que poderia distanciar sua programação com a realidade. Mas ao longo do tempo a Educadora se mostrou atuante e profunda conhecedora dos problemas do campo e da necessidade da informação para todos e hoje faz parte do dia a dia das comunidades.
Curiosidades
Entre os episódios que marcaram a emissora, um destaque especial aconteceu na época do Regime Militar, quando a Educadora teve sua programação suspensa por oito dias. O motivo foi uma crítica feita no programa “Entre o Dia e a Noite”, questionando a independência do Brasil. O conteúdo foi considerado subversivo, uma vez que o script não foi previamente revisto pela censura federal 48 horas antes de ir ao ar, como era de praxe.
Em 1999, a emissora transmitiu com exclusividade, e em tempo real, as sessões das Comissões Parlamentares de Inquérito do Narcotráfico e do Crime Organizado, que investigavam políticos e empresários do Maranhão e do Brasil, apontados como gerenciadores de uma rede criminosa no país. Na época a Rádio Educadora AM teve uma das maiores audiências do rádio maranhense. Na área esportiva a Educadora também conquistou seu espaço, com as grandes coberturas, em níveis local, nacional e internacional.
A Rádio Educadora e a Comunidade
Criada para levar informação aos moradores do interior do Maranhão, a Educadora pode ser definida como “um porta-voz dos sem-voz”.Hoje a emissora serve como fonte de informação e entretenimento à classe rural e operária, fortalecendo a comunicação a serviço das bases católicas no Maranhão. Com sua programação mais voltada para o religioso, a Educadora integra a Rede Católica de Rádio (RCR), a maior rede de rádios do Brasil que conta com um pool de mais de 180 emissoras.
Para fortalecer a imagem da emissora a grade da programação foi reformulada, houve o lançamento da rádio na internet, bem como a criação de um canal extra na web (Educadora Net), 24 horas no ar e voltada para um público carente de uma programação eclética, com seleção de consagrados sucessos nacionais e internacionais.

Um comentário:

  1. E o Monsenhor Estrela? Aquele que esta de branco na foto, Nao fez parte dessa historia?

    ResponderExcluir