sábado, 17 de março de 2012

4º DOMINGO DA QUARESMA

“Deus amou tanto o mundo, que lhe deu seu Filho Único !... Para que não morra todo o que Nele crer!”

Nesse Domingo, ultrapassamos a metade da caminhada quaresmal, o grande retiro que a Igreja propõe a cada ano, como preparação para a celebração da Páscoa do Senhor. O tema da vida interior, no 4o Domingo da Quaresma, volta a ser proposto como caminho em busca da verdade que se encontra só em Deus. Abandonar esse caminho ou não perseguir de modo insistente nessa busca pode ser desastroso para a vida do homem e da mulher. Em todos os momentos, somos convidados a buscar a verdade que se encontra em Jesus.
Nicodemos é exemplo daquele cristão que procura com insistência a verdade para encontrar um sentido para a vida ou para viver. Esse tão falado “sentido existencial” que motiva a vida do cristão só pode ser Jesus Cristo, a Verdade do Pai no meio de nós. A Verdade divina, em suma, ilumina nosso interior, especialmente quando buscamos o Senhor nas noites escuras de nossa existência.
Como é próprio da Liturgia, chega-se ao 4º Domingo da Quaresma cantando a alegria pela proximidade da Páscoa do Senhor. Alegria, igualmente, que ilumina a proposta divina de sermos seus aliados, para que o projeto do Reino aconteça entre nós. Depois de confirmar a fidelidade divina (1ºDQ), propor a obediência (2ºDQ) e o zelo (3ºDQ), a Liturgia desse Domingo, também chama atenção para o risco do pecado, que contamina e destrói a fidelidade à aliança com Deus.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário