quinta-feira, 29 de março de 2012

CURSO DE LIBRAS


Inicia no dia 31 de março, às 19:00hs, no Convento das Irmãs São José de Jacinto, no Filipinho, o CURSO DE LIBRAS. O curso tem apenas uma taxa de R$10,00 (Dez Reais), a inscrição será feita no local e para mais informações ligue para a secretaria da Paróquia de Santa Terezinha (98)3249-9727. 



Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais.
As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas.
Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.

Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.

O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de sinais.
O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.
Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc.
Os seus usuários podem discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais.

sábado, 24 de março de 2012

DOM OSCAR ROMERO, SERVO DE DEUS

Hoje, dia 24 de março, faz-se memória ao martírio de Dom Oscar Arnulfo Romero Galdámez, e por ocasião da data, será realizada uma missa em homenagem a vida e trabalho de Dom Romero, no Seminário da Diocese de Balsas, que recebeu o nome do mártir. 
Pe. João Filho, reitor do seminário, e vigário da Paróquia de Santa Terezinha, convida a todos para participar desta linda celebração.
MISSA EM HOMENAGEM A DOM OSCAR ROMERO
LOCAL: Seminário da Diocese de Balsas Dom Oscar Romero
HORÁRIO: 19hs
ENDEREÇO: Rua dos Salmos, Quadra H, Casa 11, Pirapora, Santo Antônio. São Luís/MA 
TELEFONE: (98) 3253-8664

Oscar Arnulfo Romero Galdámez , conhecido como Monsenhor Romero, foi um sacerdote católico salvadorenho, quarto arcebispo metropoliano de San Salvador (1977-1980).
Nascido em Ciudad Barrios, distrito de San Miguel em 15 de agosto de 1917 numa família de origens humildes. Em 1930 entrou no Seminário de San Miguel.
Os superiores mandaram-no em Roma, para estudar na Pontifícia Universidade Gregoriana. Foi ordenado padre em 4 de abril de 1942.
Em 25 de abril 1970 é nomeado Bispo auxiliar de San Salvador, e em 15 de outubro 1974, bispo de Santiago de Maria.
Em 3 de fevereiro de 1977 foi nomeado Arcebispo de San Salvador. Escolhido como arcebispo por seu conservadorismo, uma vez nomeado aderiu à não-violência, posição que o levou a ser comparado ao Mahatma Gandhi e a Martin Luther King. Por isso, Dom Oscar Romero passou a denunciar, em suas homilias dominicais, as numerosas violações de direitos humanos em El Salvador e manifestou publicamente sua solidariedade com as vítimas da violência política, no contexto da Guerra Civil de El Salvador. Dentro da Igreja Católica, defendia a "opção preferencial pelos pobres".
Túmulo de Dom Romero, Catedral de San Salvador
Dom Oscar Arnulfo Romero foi assassinado quando celebrava a missa no Hospital Divina Providência, San Salvador, em 24 de março de 1980, por um atirador de elite do esquadrão da morte do exército salvadorenho, no contexto da cruenta guerra civil que viveu este país centro-americano.
Sua morte provocou uma onda de protestos em todo o mundo e pressões internacionais por reformas em El Salvador.
Em 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de março como o Dia Internacional pelo Direito à Verdade acerca das Graves Violações dos Direitos Humanos e à Dignidade das Vítimas em reconhecimento à atuação de Dom Romero em defesa dos direitos humanos.
Foi declarado servo de Deus pelo Papa João Paulo II.
Em 12 de maio de 1994 teve início o processo de canonização de Dom Oscar Romero.
Na Galeria dos mártires do século XX da Abadia de Westminster, Londres: Madre Elisabeth da Rússia, o Rev. Martin Luther King, o Arcebispo Óscar Romero e o Pastor Dietrich Bonhoeffer

sexta-feira, 23 de março de 2012

VIA SACRA 2012

Hoje, sexta-feira, 23 de março, como todas as sextas-feiras da Quaresma, celebraremos a Via-Sacra nas ruas do Filipinho e Sítio Leal, às 19:30hs. Na próxima sexta-feira, dia 10 de março, a Via-Sacra será celebrada na Igreja Matriz Santa Terezinha, Filipinho.
Rezar a Via Sacra é reviver na mente e no coração a grandeza do Amor de DEUS, que para Salvar e Redimir a humanidade de todas as gerações, entregou o seu divino filho, JESUS, em holocausto, como Vítima Perfeita para lavar os pecados de todos nós, ao preço de muita dor e sofrimento, foi fiel e obediente ao PAI até a morte e morte de cruz de modo perfeito e com infinito Amor à humanidade.
VAMOS TODOS VIVENCIAR ESTE MOMENTO DE ORAÇÃO E REFLEXÃO.
HOJE, SEXTA-FEIRA, 23 DE MARÇO, ÀS 19:30hs.

quinta-feira, 22 de março de 2012

FESTA DAS ÁCIES


No dia 24 de março, será realizada a Festa das Ácies da Legião de Maria, na Igreja Matriz de Santa Terezinha, às 17:30hs. A Festa das Ácies é a renovação anual da Consagração das(os) Legionárias(os). Será um encontro de todas as legionárias da Paróquia de Santa Terezinha.


terça-feira, 20 de março de 2012

MISSA EM HOMENAGEM A SÃO JOSÉ

Ontem, 19 de março, as Irmãs de São José de São Jacinto, residentes no Filipinho, São Luís/MA, realizaram uma Missa em homenagem ao seu Padroeiro São José. Também nesta celebração a Irmã Alessandra Santos Silva, renovou seus votos religiosos de Castidade, Pobreza e Obediência e a Irmã Jacinta Gomes, também renovou seus votos em Jerumenia/PI.
A Missa aconteceu na Capela do Convento das Irmãs, no Filipinho, às 17:30hs, foi presidida por Pe. Clemilton e concelebrada pro Pe. Antônio José Oblato e Pe. Everaldo Araújo. Estavam presentes Irmãs da Congregação, paroquianos da Paróquia Santa Terezinha e também amigos de outras Paróquias. 
Foi uma linda celebração, em um dia especial dedicado ao pai adotivo de Jesus, grande exemplo de fidelidade e serviço a Deus. São José, esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.
No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.
"Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa" (Mt 1,24).
Que assim como ele, possamos ser dóceis à Palavra e à vontade do Senhor.

domingo, 18 de março de 2012

PROGRAMAÇÃO PAROQUIAL DA SEMANA SANTA 2012

 PROGRAMAÇÃO DA PARÓQUIA DE SANTA TEREZINHA
NA SEMANA SANTA 2012

Dia 01º DE ABRIL: DOMINGO DE RAMOS (COLETA DA SOLIDARIEDADE)
PROCISSÃO
7h - Concentração na Comunidade de Santo Antônio – Barés, e saída da Procissão, com paradas nas Comunidades de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Coroado e Nossa Senhora de Fátima - Redenção. Missa de encerramento na Igreja de Santa Terezinha – Matriz.
16h - Concentração na Comunidade de Nossa Senhora da Vitória - Outeiro da Cruz, saindo em Procissão em direção à Comunidade de Nossa Senhora da Penha - Sacavém.
Dia 03 DE ABRIL: TERÇA-FEIRA
17h – Oração da Tarde (Liturgia das Horas)
17h30 – Missa Matriz
19h30 – Confissões com todos os Padres da Forania na Igreja de Santa Terezinha
Dia 04 DE ABRIL: QUARTA-FEIRA (Dia de Penitência e Visita aos Enfermos)
17h – Oração da Tarde (Liturgia das Horas)
17h30 – Missa Matriz
Dia 05 DE ABRIL: QUINTA-FEIRA SANTA
9h - Missa dos Santos Óleos na Igreja da Sé - Centro
19h30 - Missa da Ceia do Senhor:
Nª Srª do Perpétuo Socorro - Coroado: Padre Marcelo
Nª Srª da Penha - Sacavém: Padre João Filho
Santa Terezinha - Matriz/Filipinho: Padre Everaldo
(Após a Caia do Senhor, Adoração ao Santíssimo Sacramento até a meia-noite)
Dia 06 DE ABRIL: SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO (Coleta para os Lugares Santos)
7h30 - Oração da Manhã (Liturgia das Horas)
15h - Celebração da Paixão:
Nª Srª do Perpétuo Socorro - Coroado: Padre Everaldo
Nª Srª da Penha - Sacavém: Padre Marcelo
Santa Terezinha – Matriz/Filipinho: Padre João Filho
(Após a Celebração da Paixão haverá Via-Sacra pelas Ruas)
Dia 07 DE ABRIL: SÁBADO SANTO
7h30 - Oração da Manhã (Liturgia das Horas)
19h30 - Vigília Pascal:
Nª Srª da Vitória - Outeiro da Cruz: Padre João Filho
Santa Terezinha – Matriz/Filipinho: Padre Everaldo
Dia 08 DE ABRIL: DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
MISSAS
7h – Nª Srª de Fátima - Redenção: Padre Everaldo
8h – Santa Terezinha – Matriz/Filipinho: Padre Marcelo
10h – Nª Srª do Perpétuo Socorro - Coroado: Padre João Filho
17h – Nª Srª da Penha - Sacavém: Padre Everaldo
19h – Santo Antônio - Barés: Padre João Filho

OBSERVAÇÃO: Cada Comunidade aprimorar sua programação a partir desta estrutura.

sábado, 17 de março de 2012

4º DOMINGO DA QUARESMA

“Deus amou tanto o mundo, que lhe deu seu Filho Único !... Para que não morra todo o que Nele crer!”

Nesse Domingo, ultrapassamos a metade da caminhada quaresmal, o grande retiro que a Igreja propõe a cada ano, como preparação para a celebração da Páscoa do Senhor. O tema da vida interior, no 4o Domingo da Quaresma, volta a ser proposto como caminho em busca da verdade que se encontra só em Deus. Abandonar esse caminho ou não perseguir de modo insistente nessa busca pode ser desastroso para a vida do homem e da mulher. Em todos os momentos, somos convidados a buscar a verdade que se encontra em Jesus.
Nicodemos é exemplo daquele cristão que procura com insistência a verdade para encontrar um sentido para a vida ou para viver. Esse tão falado “sentido existencial” que motiva a vida do cristão só pode ser Jesus Cristo, a Verdade do Pai no meio de nós. A Verdade divina, em suma, ilumina nosso interior, especialmente quando buscamos o Senhor nas noites escuras de nossa existência.
Como é próprio da Liturgia, chega-se ao 4º Domingo da Quaresma cantando a alegria pela proximidade da Páscoa do Senhor. Alegria, igualmente, que ilumina a proposta divina de sermos seus aliados, para que o projeto do Reino aconteça entre nós. Depois de confirmar a fidelidade divina (1ºDQ), propor a obediência (2ºDQ) e o zelo (3ºDQ), a Liturgia desse Domingo, também chama atenção para o risco do pecado, que contamina e destrói a fidelidade à aliança com Deus.      

sexta-feira, 16 de março de 2012

TRÍDUO DE SÃO JOSE

Inicia hoje o Tríduo a São José, as orações do Tríduo serão feitas ao final da Missa da Igreja Matriz de Santa Terezinha, nos dias 16 e 17 às 17:30hs e dia 18 às 08hs, no dia 19, Dia de São José, a Missa será no Convento das Irmãs de São José de São Jacinto, no Filipinho, às 17:30hs.
Nos dias do Tríduo será feita a reflexão das "Sete dores e alegrias de São José".
Todos são convidados a participar deste lindo momento de oração.

Sete Dores e Alegrias de São José
Primeira Dor de São José – A ENCARNAÇÃO
Ó São José, que ansiedade te levou a considerar a perspectiva da separação da Esposa incomparável, na qual já descobriste as riquezas de coração!
Também, quão radiosa se tornou tua alegria, quando o Anjo tendo revelado os segredos da Encarnação, fez de ti o primeiro confidente de um grande amor de Deus para com os homens.
Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, vos rogamos a graça de consolardes agora e nas extremas dores, a nossa alma com a alegria de uma boa morte semelhante à vossa entre Jesus e Maria.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória
Segunda Dor de São José – O NASCIMENTO DE JESUS EM BELÉM
Ó São José, quão dura foi esta procura, numa cidade estrangeira, de um refúgio propício ao cumprimento dos mistérios anunciados!
Mas quanta alegria sentiste por causa das maravilhas dessa noite feliz, onde estavam presentes os anjos e os pastores!
Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, suplicamos a graça de nos alcançardes que depois da jornada desta vida, passemos a ouvir os angélicos louvores e gozar os resplendores da glória celeste.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória
Terceira Dor de São José – CIRCUNCISÃO E APRENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO
Ó São José, tu te emocionaste diante dos primeiros sofrimentos da condição terrestre da criança querida!
Mas, tu experimentaste uma alegria toda especial, dando-lhe o nome de JESUS, que depois iria ser tão querido por tanta gente!
Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, alcançai-nos que, sendo arrancados de nós os vícios nesta vida, com o nome de Jesus no coração e na boca expiremos cheios de júbilo.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória
Quarta Dor de São José – A PROFECIA DE SIMEÃO
Ó São José, tu não ficaste indiferente às predições de Simeão, quando às contradições a respeito de Jesus e a esta espada de dores no coração de sua mãe, Maria.
Todavia, este acolhimento no templo, do Redentor de Israel e do esperado das nações, foi uma fonte de alegria profunda para ti.
Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, obtende-nos que sejamos aqueles que, pelos méritos de Jesus e pela intercessão da Virgem Sua Mãe, têm de ressuscitar gloriosamente.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória
Quinta Dor de São José – NO EGITO
Ó São José, fugir para o Egito em vista de tirar Jesus do furor de Herodes, foi acompanhado de tantas preocupações e desinstalações.
Entretanto, foi tão consolador o fato de ser o primeiro missionário a levar o Salvador num continente novo.
Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, alcançai-nos que, expelindo longe de nós o inferno tirano, especialmente com a fuga das ocasiões perigosas, sejam derrubados de nosso coração todos os ídolos de afetos terrenos e que inteiramente empregados no serviço de Jesus e de Maria, para eles somente vivamos e felizmente morramos.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória
Sexta Dor de São José – EM NAZARÉ
Ó São José, foi ansiosa esta procura perplexa dos planos Divinos na volta do Egito.
Porém, quanta segurança trouxe para ti a mensagem do Anjo ao voltar para a Galiléia, na vida simples de Nazaré.
Por esta vossa dor e por esta vossa alegria, alcançai-nos que, desocupado o nosso coração de vãos temores, gozemos paz de consciência, vivamos seguros com Jesus e Maria, e também entre eles morramos.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória
Sétima Dor de São José – NO TEMPLO
Ó São José, esses três dias de procura de Jesus na peregrinação anual para Jerusalém, foram uma real angústia.
Mas, foi um orgulho libertador encontrar Jesus no templo, no meio dos doutores.
Por esta vossa dor e esta vossa alegria, suplicamos, com o coração nos lábios, que interponhais o vosso valimento para que nunca nos suceda perdermos a Jesus por culpa grave, mas se por desgraça o perdermos, com tão contínua dor o procuremos, que o achemos favorável, especialmente a gozá-lo no céu e lá cantarmos convosco eternamente Suas divinas misericórdias.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória

quinta-feira, 15 de março de 2012

INSTITUIÇÃO DOS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARÍSTICA

No dia 10 de março, a Paróquia de Santa Terezinha, Filipinho, celebrou a Instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística da Paróquia. Foram instituídos Ministros de todas as Comunidades da Paróquia . A Missa foi presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Luís, Dom José Carlos Chacorowski, e concelebrada pelo Pároco Pe. Everaldo Araújo e pelo Pe. João Filho. Foi uma celebração muito bonita. Agradecemos a presença de Dom José Carlos, que esta seja a primeira de muitas visitas dele em nossa Paróquia. Parabenizamos os Ministros, que eles sejam fiéis e comprometidos na missão que assumiram.

quarta-feira, 14 de março de 2012

ANIVERSÁRIO DE POSSE DE DOM JOSÉ CARLOS - 1 ANO

Rezemos por Dom José Carlos, nosso Bispo Auxiliar, que no dia 12 de março completou 1 ano de sua posse como Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís.
Temos certeza do seu zelo pastoral e amor pela Igreja, e é grande a nossa alegria de tê-lo conosco.
Parabéns Dom José Carlos! Pedimos a Deus que continue sempre lhe guiando. 

CLERO DA ARQUIDIOCESE DE SÃO LUÍS REALIZA SEU RETIRO ANUAL

O Clero da Arquidiocese de São Luís do Maranhão realiza, nos dias 12 a 16 de março, o seu retiro anual, com a orientação espiritual de Dom Severino Clausen, Bispo da Diocese de Caçador (SC). O encontro acontece na Casa de Retiro São Francisco de Assis (CEFRAN) na Diocese de Bacabal (cidade de mesmo nome).
Bispos e padres da Igreja de São Luís estarão voltados para um tempo de reflexão, oração e silêncio, abastecendo-se para melhor servir nossa Igreja.
Rezemos por nossos pastores!

Fonte: Pascom Arquidiocesana

segunda-feira, 12 de março de 2012

PERDÃO SENHOR - 3º DOMINGO DA QUARESMA

Perdão Senhor!
Neste terceiro Domingo da Quaresma, dando prosseguimento às atividades do Ano Jubilar dos 400 anos de São Luís, nossa Arquidiocese celebra o “Domingo do perdão”. Numa atitude de humildade e de coragem queremos fazer um pedido de perdão a todas as gerações dos habitantes nativos da Ilha de UPaon Açú e de todo o Maranhão.
A começar pelas comunidades indígenas que receberam os primeiros colonizadores e os primeiros missionários. Pedimos perdão por não termos entendido que eles não eram selvagens. Por não termos percebido que eles eram um povo com longa história e tradição e donos de todas essas terras. Que eles tinham uma cultura e que guardavam a herança dos seus ancestrais. Que tinham aprendido a amar a terra, o ar e as águas, guardando toda forma de vida e com o devido respeito a Tupã seu Deus.
Chegaram os colonizadores em nome do reino terreno, também chegaram os missionários em nome do Reino de Deus e impuseram uma nova maneira de pensar e de olhar para a realidade, a religião e a vida em sociedade.
Mais tarde chegaram também os filhos da “Mãe África” que brutalmente arrancados de seu mundo secular foram transplantados sem nenhuma escolha, nas terras de Santa Cruz, e de modo significativo nas terras do Maranhão. Também eles foram objeto de tantos desmandos, falta de consideração e respeito.
No entanto índios, negros e brancos de boa vontade miscigenados ao longo da aventura humana de 400 anos de história, formam a São Luís e o Maranhão dos nossos dias.
Tupã, Oxalá, Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, Deus de nossos pais, perdoa nossa fraqueza, nossa mesquinhez, nossa visão míope do mundo e da história em nome de nossos antepassados. Permita que nós hoje, filhos desta caminhada plurissecular não repitamos nunca mais os mesmos erros. Conceda-nos a paz e a prosperidade através da fraternidade e da solidariedade entre todos. Amém.
  
Dom José Carlos Chacorowski
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Luís - MA

CALENDÁRIO DOS ENCONTROS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

CALENDÁRIO DOS ENCONTROS DA CAMPANHA
DA FRATERNIDADE: RODAS DE CONVERSA


ENCON-TRO
TEMA
DATA/
HORA
LOCAL
RESPON-
SÁVEL
FACILITADOR
RECEPÇÃO/
ANIMAÇÃO
Este não é um assunto novo: Fraternidade e saúde pública
28.02.12
ÀS 15HS
Casa dos Conselhos Municipais
Comitê Gestor da Casa
Pe. Djalma
SEMUS
SEMCAS
Cons.de Saúde
COMDEF
CMDI
Comitê de Acessibilidade
A saúde no Maranhão, um Diagnóstico. Violência uma questão de saúde pública
15.03.12
ÀS 15HS
Casa dos Conselhos
Municipais
SEMUS
Coord. da Mulher
Comitê Gestor da Casa
SEMCAS
Laurinda
Sandra Torres
SEMUS
Disq.Denuncia
Condição Feminina
Forum da Mulher
Lutar pela saúde é uma preocupação global: álcool,
Droga,tabagismo
20.03.12
ÀS 15HS
Casa dos Conselhos Municipais
SEMED
Cood.da Juventude
Coord. Da Mulher
SEMUS
Pastoral da Sobriedade
Sr. Rogério Napoleão
Pr. Kenilson do Djoma
SEMCAS
Conselheiro Jean Marie
COMAD
CMAS
COMJUVE
CONSELHO da EDUCAÇÃO
A proposta da campanha da Fraternidade: (Que a saúde se difunda sobre a terra e Saúde Mental)
ABRIL
Casa dos Conselhos Municipais
Comitê Gestor da Casa
SEMUS
SEMCAS
Dr. Geraldo Melônio
SEMCAS
SEMUS
CMTR
COMAFRO
COMSEA
COMAD
Conversão e Enfrentamento dos Desafios: Doenças sexualmente transmissíveis e AIDS.
ABRIL
Casa dos Conselhos Municipais
Comitê Gestor da Casa
SEMUS
SEMCAS
SEMUS
Pastoral da AIDS
Comitê de Acessibilidade
CMDI
Missão de todos: Saúde um bem de todos. Saúde do Homem
Workshop: prevenir é melhor.
MAIO
Casa dos Conselhos Municipais
Colegiado Interconse-lhos SEMUS
Comitê G. da Casa
Neide Carvalho (CMAS)
SEMUS
Colegiado Interconselhos
Comitê Gestor da Casa


Fonte: Arquidiocese de São Luís - www.arquidiocesedesaoluis.com.br

sexta-feira, 9 de março de 2012

NOVENÁRIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - MA - 2012

"Caríssimos irmãos (ãs), estimados (as) devotos (a) de São José de Ribamar, é com imensa alegria que anunciamos para o mês de março, de 10 a 19, de cada ano, a começar do ano em curso, o novenário completo de São José de Ribamar. A grande festa continuará sendo sempre na primeira lua cheia de setembro.
Neste sentido, teremos duas novenas anuais, duas grandes oportunidades, uma em março e outra em setembro, para adorarmos a Deus e reverenciarmos o santo.
Em março, o novenário deseja ser uma festa mais paroquial, contando ela também com a participação daqueles devotos que vem de longe suplicar a intercessão do nosso santo padroeiro. As missas e novenas serão igualmente orantes, mas só teremos animações no largo do santuário nos últimos dias, de 16 a 19.
O tema do novenário de março deste ano será: “São José, o justo e obediente, patriarca da Sagrada Família”, e o lema: “Levanta-te, toma o menino e sua Mãe e vai!” (cf. Mt 1,13).
Com este tema e lema, queremos primeiramente destacar que São José era homem santo, totalmente devotado à escuta e à prática da Palavra de Deus, foi ele um pai de família dedicado e carinhoso, esposo fiel. Em segundo lugar, queremos enfatizar a sua prontidão e disponibilidade para ir lá onde Deus o enviava: Belém da Judéia (onde nasceu Jesus), Egito (para livrar o menino da perseguição de Herodes), Nazaré da Galiléia (onde cresceu Jesus), Jerusalém (quando Jesus tinha doze anos). Quando Deus enviava o seu anjo para, em sonho pedir a José que partisse, ele estava sempre pronto a acolher o convite de Deus. Essa disponibilidade e essa prontidão de São José devem nos ensinar a ser mais disponíveis para o engajamento e para a missão. Devemos estar sempre prontos e disponíveis para partir em missão, para evangelizar, para anunciar o Reino de Deus com a vida e com as palavras.
Para o bom êxito do nosso novenário (de 10 a 19 de março), contamos com a sua participação efetiva, com suas orações e com as suas doações.
Deus os abençoe e os guarde!"
Pe. Cláudio Roberto S. Cruz
Reitor do Santuário de São José de Ribamar


Fonte: Blog do Santuário - www.pascomsjr.blogspot.com

domingo, 4 de março de 2012

SUGESTÃO PARA A SEMANA SANTA


Uma excelente sugestão para a Semana Santa é assistir a Paixão de Cristo num grande espetáculo que celebra a fé e renova os laços de amor e fraternidade, a Paixão de Cristo do Recife conta a história de Jesus Cristo numa super encenação ao ar livre. São 15 anos de grande sucesso do evento, que conta com um público de cerca de 70 mil pessoas que lotam o Marco Zero nos 5 dias do evento. Jesus Cristo é interpretado por José Pimentel que, com mais de 100 atores pernambucanos emocionam os fiéis com cenas como a morte e a ressurreição de Cristo. Toda a emoção e celebracão da Páscoa que a Paixão de Cristo do Recife proporciona deve-se também a uma vasta e preparada equipe de mais de 300 figurantes e 50 técnicos. Em 2012, o espetáculo ocorrerá no período de 04 a 08 de abril, com início às 20h, na praça do Marco Zero.

Os interessados neste lindo espetáculo, podem entrar em contato com a On Tour Turismo que possui um pacote com:
PASSAGEM AÉREA COM DESTINO A RECIFE;
HOSPEDAGEM NO DORISOL RECIFE GRAND HOTEL;
TRANSFER AEROPORTO / HOTEL / AEROPORTO;
TRANSFER HOTEL / EVENTO / HOTEL ;
INGRESSO PARA O EVENTO;
PONTOS MULTIPLUS;
A PARTIR DE 10XR$169,65.
PARA MAIORES INFORMAÇÕES:
(98) 3235-3818 / 3235-5673 (FAX)
Avenida Colares Moreira, 1000, Bloco C, Loja 08
Marcus Center – Renascença – São Luís – MA – Cep: 65075-440

QUARESMA: Tempo de união mais íntima com DEUS!

ÓTIMO TEXTO PARA REFLETIRMOS NESTA QUARESMA!!!

“Olá meus queridos irmãos e minhas queridas irmãs, o Shalom do Pai a todos!
Quaresma sempre foi para mim um tempo de retiro espiritual de 40 dias, mas hoje rezando com esse tempo vou percebendo algo novo, é uma oportunidade de quarenta dias que tenho além de me preparar para a grande Festa da Páscoa, mas é também um tempo de união mas profunda com Deus, crescer em Deus nesse tempo.
A nossa amizade só pode ser fortalecida no encontro com Ele, no encontro com Aquele que me dar a graça de vencer as tentações do Inimigo, e muito mais que vencer as tentações do Inimigo de Deus, mas de vencer as tentações dos nossos próprios desejos, vencer as tentações da nossa voz que costuma querer os contrários da conveniência da vida cristã, que opta algumas vezes pelo avesso do Bem, e que caminha muitas vezes para viver o “egocentrismo” , para ficar mais claro, vou usar um outro termo, “Eu” centrismo ou seja  eu no centro de tudo, das decisões, onde eu não ligo muito para Voz d’Aquele que criou, isso não é uma realidade longe de nós, pelo contrário, é uma realidade que somos muitas vezes tentados a viver. Todos nós somos tentados a viver um “centrismo” de si mesmo, onde os arredores, o que estar a minha volta não me interessa, mas somente eu. E aí eu vou perdendo em uma fraqueza que é disfarçada pela máscara da ilusão, daquilo penso que é real.
Mas somente a Oração, o encontro com Deus me fará vencer as tentações no deserto em que encontro, principalmente naqueles desertos bem difíceis onde eu não consigo ver nem começo e nem fim, é como se eu tivesse caído de pára-quedas. Passar pelo deserto não é castigo, mas uma forma da nossa fidelidade ser provada, assim como o ouro é provado no fogo, nós que somos caros para Deus, somo provados também, e a única via é o deserto, onde não existe mais as minhas “seguranças” (pessoas, coisas...), mas só existe a Segurança que é Deus.
No deserto Jesus viveu a oração! Ele viveu se unindo intimamente a Deus, viveu o deserto que Deus confiou a Ele, mas o Senhor optou pela Oração que lhe dava força a viver, o Jejum (as renúncias) que se transbordava na Caridade, no amor a Deus. O Catecismo da Igreja Católica (CIC) fala no parágrafo 539 que Jesus é o novo Adão que ficou fiel onde o primeiro sucumbiu a tentação, foi obediente porque amava, amava com toda a Sua Vida. Ainda o CIC fala que Jesus venceu o Diabo, amarrando o “homem forte”, onde faz alusão em Mc 3,27. Jesus foi preciso amarrar o “homem forte”, entrando em uma linha de entendimento, pode dizer “quanto mais nós cheios de vontade contrárias do Pai”. Você sabe qual é o “homem forte” que existe em você? É bom que descubra para que ele não seja ponte de uma queda feia ao pecado, ferindo a ti e principalmente o coração de Deus. Esse é o tempo onde lutaremos para nos unir intimamente a Deus, será o tempo onde o “homem forte” se levantará com toda a força, esse homem forte que se pode designar como o “homem velho” que contrapõe em batalha daquele que se decidiu viver no deserto com Deus, esse chama “homem novo”, será uma batalha dentro de uma mesma pessoa, por isso que a oração é fundamental, não é uma opção, mas é fundamental tê-lo em nossa vida.
O Tempo Quaresmal é esse tempo favorável de demonstrarmos o nosso amor a Deus através da nossa fidelidade de Cristo, o tempo onde poderemos escolher uma penitência e renunciarmos por estes quarenta dias, como sinal do nosso Jejum. Pode ser das coisas mais simples, como por exemplo: Gosta de assistir novela... Renuncie! Gosta de beber coca-cola ou qualquer outro refrigerante... beba suco! Gosta de fazer compras todo o final de semana, ou não consegue ir ao Centro se não entrar naquela loja, pois bem pare de comprar e não entre e ofereça esse sacrifício. 
Aos Jovens... Não queiram colocar como penitência coisas ou atitudes que já devem fazer parte de uma vida cristã autêntica. Vou dar alguns exemplos: Vou parar de ficar com as meninas, (ou no caso da meninas parar de ficar com os meninos), é bom que pare, mas essa atitude é dentro e fora da Quaresma, somos convidados todo o tempo a viver a Castidade. Se você namora, viva a Castidade no namoro. Se são Casados, vivam a Castidade no Matrimônio, escolhendo pela Vida. Outro exemplo muito comum e acontece muito em meio aos jovens: A penitência desses 40 dias será livrar-me da pornografia ou dos filmes que me levam a desejos desordenados, é bom mesmo que se livre, mas não é só para Quaresma, isso é uma decisão de vida. Nesse tempo vou parar com as piadas ou brincadeiras imorais, é bom que pare sim, mas não só na quaresma , é para sempre. Esses tipos de exemplos não cabem só para o 40 dias, mas para sempre,  não convém para nós como filhos de Deus.
Esse tempo da Quaresma é o tempo onde eu posso me conhecer vivendo o deserto na Intimidade com Deus, através da própria Palavra de Deus, não entortando as interpretações, mas sempre pedindo o auxilio do Espírito Santo que nos dê o dom do Entendimento, da Sabedoria. A Intimidade com Deus na Oração é que me fará viver o Jejum, ou seja as penitências que me comprometi com Deus, mas também aquele famoso Jejum que já conhecemos, de Pão e da água que a Igreja nos motiva a fazer nas sexta feiras lembrando da Paixão do Senhor, ou para aqueles que não podem abstinência de carne vermelha. A Oração me impulsionará a prática da Caridade, o Amor ao próximo, seja no material, ou seja, mesmo no cuidado com o outro, na palavra de esperança, nas visitas aos presídios ou nos hospitais, ou mesmo aquele vizinho que não se sabe nem o nome dele, ou aquele que sei mais tinha raiva, a finalidade de tudo tem que ser o amor. Qual foi a finalidade de Jesus passar por tudo , por todo o deserto, por toda a Paixão e Morte? Era o Amor por toda a humanidade, quer dizer, era e é e sempre será pela sua entrega todos os dias na Eucaristia.
Se realmente Caro eu amo a Deus, eu conseguirei amar o outro na disposição, no sair de si. Somente o amor me faz ir além, além das fronteiras, além dos desafios. Aqui estou falando do Amor Concreto, Real, não de uma imaginação, eu que amo e vivo nas nuvens...Não! O Amor que falo é uma pessoa real, é Deus e que esse mesmo Amor é que me ensina Amar, o amor de Deus e amar a Deus me faz viver os sacrifícios dolorosos na alegria. É difícil! É verdade é difícil, mas também é verdade que o amor nos foi dado, e outra nós fomos criados para amar, nós somos seres capazes de amar, isso sim, é muito maior do que a pequena verdade que constatamos que é difícil. A pequena verdade da dificuldade só nos revela a grandeza da capacidade de se ter coragem de enfrentá-la e tudo isso no fim é o Amor, o Amor que experimentamos todas as vezes em que comungamos, Cristo novamente feito Carne entrega-se a nós.
Pois bem, Quaresma é esse tempo de forma mais profunda, unir-me intimamente ao Esposo de nossas almas, de nos unir Aquele que nos amou primeiro, ao nosso amado Senhor Jesus Cristo, e por amor viver a penitência em prol de algo(cura, libertação, familiares, humanidade) e transbordando no Amor Caritativo, o amor que me dispõe ao outro, na alegria de lavar os seus pés, mas não fazer por fazer  pela lei, pois a lei mata, mas somente pelo amor que somos amados.
Esse texto antes de ser um artigo, ou uma reflexão, eu digo a todos com muita sinceridade é fruto de uma oração, onde eu pedi a Deus para Ele falar tudo o que quisesse a todos vocês.
Meus irmãos Deus Abençoe a todos vocês, e sempre é uma alegria poder partilhar com cada um que fez e pelas marcas que deixaram fazem parte da minha vida. Abraço a todos da Comunidade Nossa Senhora da Penha e da Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, mas de forma especial, quero dedicar essa partilha a todos os Jovens desta Paróquia.
Deus Abençoe
Shalom!!!!"
“O Pai de Misericórdia, de Infinita Bondade, Te Louvamos e agradecemos por teus feitos em nossas vidas, pois Tu és um Deus que cuida e que nos anima a viver a Quaresma com o coração cheio de desejo da Santidade. Obrigado Senhor pois Tu és o nosso Amado e Eterno Deus que não cochila e nem fecha os olhos para nós, mas com os olhos atentos vela e ilumina com todo amor o caminho do deserto que estamos ou que iremos viver. Pedimos a Tua Santa Graça de viver esse deserto na alegria de optarmos por Ti, Senhor. Dá-nos a graça do encontro diário contigo na Oração, de vivermos o Jejum e a Caridade  por amor a Ti, aos nossos irmãos e a todos os que sofrem, principalmente aqueles que no leito de hospital vivem sem esperança por causa do desafio da qualidade na Saúde Pública. Amém!”


O AUTOR É UM PAROQUIANO DE SANTA TEREZINHA QUE ESTÁ EM MISSÃO EM PACAJUS - CE, PELA COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM - ERLINDO TROVÃO