A
rotina norteia, gera vida e saúde. "Segunda-feira,
terça-feira, quarta-feira... E não tem hora pra parar." Mas é preciso
parar.
Como
estariam nossas crianças se elas não tivessem uma rotina? Como seria uma
família sem hábitos cotidianos ou um local de trabalho sem regras? Mas a que
rotina estamos nos referindo? Àquela que norteia, gera vida e saúde!
A
rotina é muito importante na vida de todos, é graças a ela que podemos planejar
os nossos afazeres, enfrentar as demandas diárias com organização, precisão e
autonomia. Ela é importante na vida de todos, em especial para as crianças.
Para tanto, é necessário que todos os adultos, que fazem parte do ambiente em
que uma criança está inserida, também vivam uma vida equilibrada, possível de
promover a convivência, o lazer, o estudo, o trabalho e o descanso para os
pequenos. Os filhos, quando têm uma rotina organizada em sua casa, são
beneficiados em sua estrutura psíquica e física.
A
elaboração do tempo para uma criança entre a primeira e segunda infância (3 a 7
anos) é uma aprendizagem um tanto quanto complexa. A criança se encontra em um
período do desenvolvimento no qual as experiências físicas, que envolvem as
percepções, se tornam muito mais reais e interessantes. Assim, compreender o
tempo em que tudo acontece se torna, para elas, um grande desafio, mas com a
colaboração e a mediação dos pais e dos cuidadores, esse instrumento terá uma
função importantíssima no dia a dia das crianças.
Por
intermédio de seus hábitos, as crianças antecipam o que vai acontecer e ajustam
o seu comportamento à tarefa que vem pela frente. Elas, que já estão habituadas
a seguir uma rotina, conseguem viver em paz, com segurança e organização.
Consequentemente, também estarão preparadas para atividades que exijam
concentração e atenção. Desse modo, às crianças são oferecidas oportunidades
para que saibam sobre seus afazeres, deixando de se sentirem ansiosas e sempre
à espera do outro para dirigir os seus passos. É comum, quando as crianças têm
muito clara a sua rotina, que elas saibam, por exemplo, que, ao fim do seu
turno da escola, o responsável irá buscá-las ou que, depois do jantar, deverão
escovar os dentes para dormir, pedir a bênção aos pais e arrumar a mochila para
o dia seguinte.
Existem
algumas rotinas que todas as crianças deveriam ter a oportunidade de aprender e
praticar: hora da refeição, hora de deitar, de estudar, hora de brincar e
períodos em família. Uma rotina desorganizada acaba por afetar o ambiente do
qual elas fazem parte; consequentemente, a vida escolar delas poderá ser
atingida também.
Outro
aspecto que precisará receber uma atenção maior é quanto ao número de atividades
complementares à escola em que as crianças são submetidas: ballet, inglês, Jiu
Jitsu, futsal, apoio pedagógico e outras que ocupam dois a três turnos da
semana, além da escola. Tudo isso acaba perdendo a graça, pois tira delas o
descanso e o tempo de brincar livremente, como criar e recriar suas
brincadeiras, jogar bola com os amigos, andar de bicicleta, brincar de
panelinha, bater papo, assistir à TV e conviver com os demais. São momentos que
se tornam inesquecíveis na vida dos pequeninos. Portanto, não podemos
transformar uma criança em um adulto infantil, com tantas responsabilidades! Da
mesma como será em vão ficar, em casa, sem nenhuma atividade extra, com a tarde
ou a manhã diante dos desenhos animados, sem se relacionar com irmãozinhos e cuidadores.
Ufa!
Quanta responsabilidade quando o assunto é a rotina infantil! Sugiro que os
pequenos ouçam explicações sobre a importância das atividades diárias, que os
pais planejem o dia a dia dos filhos, permitindo que, em algumas atividades,
eles possam opinar quando e como; e reservem, em meio a tanto corre-corre,
tempo para falar de sua vida, contar casos e gargalhar.
Pelo
fato de ser importante a criança ter acesso à sua rotina e opinar sobre os
horários, os pais e os cuidadores devem escrevê-la para os filhos e colocá-la
em um lugar que o olhar da criança o alcance ou que, diariamente, os pais
conversem sobre esse assunto. Lembrando que toda rotina deverá ser flexível.
Portanto, fiquem atentos aos horários para alimentação, estudo, descanso,
convivência, para ir à igreja e tantas outras necessárias. Mas que nenhuma
dessas tarefas tire a paz interior das crianças.
Fonte: Judinara Braz
Administradora
de Empresa com Habilitação em Marketing
Psicóloga
– Abordagem Análise do Comportamento
Autora
do Livro Sala de Aula, a vida como ela é
Diretora
Pedagógica da Escola João Paulo I – Feira de Santana (BA)
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