quarta-feira, 17 de agosto de 2011

GINCANA VOCACIONAL


A Paróquia de Santa Terezinha convida a todos os jovens da  paróquia para  participarem de uma animada GINCANA VOCACIONAL - SERÁ NO DIA 21 DE AGOSTO, DAS 8H ÀS 11:30H, NO CONVENTO DAS IRMÃS SÃO JOSÉ - FILIPINHO!!!  Para participar da GINCANA é necessário levar um produto de higiene pessoal: sabonete, creme dental, desodorante, papel higiênico.... Esses materiais serão doados para os Seminários São João Maria Vianney e Dom Oscar Romero.
A GINCANA tem como tema: 'ANUNCIAR A PALAVRA QUE GERA VIDA'  e lema: 'EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA' (Jo 10,10). Os principais objetivos da GINCANA são: integração dos jovens de nossas comunidades e arrecadação de materiais de higiene pessoal para os Seminários.

JOVEM, NÃO FALTE, SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE!!!! CONTAMOS COM VOCÊ!!!

Contatos: 
João Serra e Nilde – 3083-3899
Ana Maria - 3253-3100
Ir. Rosa – 3311-1775 
Ir. Alessandra – 3243-3256   
Secretaria Paroquial  3249-9727

CONFRATERNIZAÇÃO DOS COROINHAS

Os coroinhas da Paróquia de Santa Terezinha, reuniram-se no dia 15 - Dia de São Tarcício / Padroeiro dos Coroinhas - para uma confraternização e comemoração do dia do padroeiro. Eles assistiram o filme 'Pão Divino', que conta a história de São Tarcísio e depois partilharam um delicioso jantar. O Pároco Pe. Evereraldo esteve presente neste agradável encontro.

domingo, 14 de agosto de 2011

RENOVAÇÃO DO MINISTÉRIO DOS COROINHAS

No dia 13, às 17:30h, foi realizada a RENOVAÇÃO DA CONSAGRAÇÃO DO MINISTÉRIO DOS COROINHAS DA PARÓQUIA DE SANTA TEREZINHA. A celebração foi presidida pelo pároco Pe. Everaldo Araújo. Todos os coroinhas da paróquia renovaram o seu compromisso de serviço a Cristo e à Igreja. Foi uma linda celebração! Agradecemos a esses queridos jovens e aos coordenadores por seu SIM,  e pedimos a Deus, pela intercessão de São Tarcísio e Santa Terezinha, para que perseverem sempre na fé!!!!
Informações sobre o MINISTÉRIO DOS COROINHAS

7º ENCONTRÃO ARQUIDIOCESANO DOS COROINHAS

Reunidos como família arquidiocesana, os corinhas de várias paróquias de nossa Arquidiocese, participaram do 7º ENCONTRÃO ARQUIDIOCESANO DOS COROINHAS, para fortalecer a sua caminhada e animar suas vocações de coroinhas a serviço de Cristo e da Igreja. O encontro foi no dia 13, das 8h às 16h, na quadra da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Anil. O tema foi Coroinhas: Missão em defesa da vida. (Cf. Jo 10,10)”. 
Foi um bonito, animado e importante encontro, que tem a coordenação da equipe de articulação arquidiocesana dos coroinhas, alguns coordenadores paroquiais, Pe. Antônio José - Reitor do Seminário São João Maria Vianney - e demais colaboradores. 
DEUS ABENÇOE SEMPRE A TODOS!!!!!
 Clique aqui para ver as fotos do 7º ENCONTRÃO ARQUIDIOCESANO DOS COROINHAS

Padre Antônio recebe título na Assembléia Legislativa

O padre Antônio dos Santos Silva foi agraciado, no início da tarde desta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa, com o título de cidadania maranhense em uma cerimônia bastante concorrida, que lotou o plenário da Casa.

Estiveram presentes à solenidade, além do presidente Arnaldo Melo (PMDB), do deputado autor da proposição, Afonso Manoel (PMDB) e convidados; a vice-prefeita Helena Duailibe, a Procuradora-Geral de Justiça, Fátima Travassos; o secretário da Comissão Central de Licitações do Maranhão, Francisco Batista; o padre Francisco Gaudino, representando o Clero.

O padre é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento, no Maranhão, da chamada Renovação Carismática, da Igreja Católica. Natural de Minas Gerais, o religioso chegou ao Maranhão em 1993, tendo trabalhado nas paróquias Nossa Senhora da Conceição (São Luís), São Vicente de Ferrer (Formiga-MG) e Santa Luzia (Santa Luzia do Tide). Também foi orientador e formador de menores no Instituto Meninos São Judas Tadeu (São Paulo-SP), assessor diocesano da Pastoral da Juventude (Viana), vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, assessor regional da Pastoral da Juventude (Regional NE V – Maranhão), fundador do Instituto de Formação Juvenil do Maranhão (IFJ-MA), diretor do Instituto de Formação Juvenio do Maranhão, diretor-formador dos estudantes do curso de Filosofia dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (São Luís) e hoje é assessor eclesiástico da Renovação Carismática Católica na Arquidiocese de São Luís.

Tanto trabalho, segundo Afonso Manoel, foi reconhecido pela Assembleia Legislativa, que aprovou de forma unânime a homenagem, assim como os membros da renovação carismática, que teriam sido os autores originais da proposição. “Este é um título que nasceu da base, das pessoas talvez mais humildes que fizeram este apelo ecoar e chegou a este Plenário. Que o exemplo do padre Antônio seja um marco em nossa vida, que é um eterno recomeçar”, disse o deputado Afonso Manoel, que fez questão de registrar a presença de sua filha à homenagem. “Esta é a primeira vez que minha filha pisa na Assembleia, apesar destes anos todos em que estou aqui. Só padre Antônio mesmo para ter tanta importância e fazer com que isso aconteça”, completou.

O parlamentar destacou ainda que a titulação aconteceu em um momento oportuno, já que estamos na semana em que se comemora o Dia dos Pais. Segundo ele, a escolha do dia de hoje para homenagear o padre Antônio não aconteceu por acaso. “Hoje faz dois anos que perdi meu pai e tenho absoluta certeza que ele estaria satisfeito, prestando esta homenagem ao padre Antônio, que tem coração de pai e na semana dos pais. Esta entrega de título poderia ter sido feito em maio ou junho, mas foi Deus que escolheu este momento, na semana dos pais, para que acontecesse”, afirmou Afonso Manoel em tom bastante emocionado.

As palavras do deputado, que fez questão de compartilhar a entrega da honraria com todos os parlamentares presentes à seção, receberam o apoio do presidente da Casa. “O deputado Afonso Manoel é um homem transparente e leal. Esta Casa se sente honrada neste dia em fazer esta justa homenagem ao padre Antônio, por seu trabalho tão relevante para a sociedade maranhense e brasileira. Por isso queria parabenizar o deputado e a todos aqui presentes, por este momento tão importante”, disse Arnaldo Melo.

AGRADECIMENTOS

O homenageado iniciou suas palavras saudando os seus agora conterrâneos. De forma humilde, por todo o discurso ele agradeceu a cidadania maranhense: “Esta cidadania muito me honra é a confirmação de um sentimento que tenho desde que aqui cheguei, em 1993. Só tenho a agradecer ao presidente, ao deputado Afonso Manoel e toda sua família, à procuradora. Neste título está o registro de todos os que estão aqui, marcado e confirmado em minha vida.”

O padre Antônio utilizou uma passagem contida no livro Gênesis, da Bíblia Sagrada, que fala sobre a saída de Abraão de sua terra para outra onde receberia bênçãos, para comprara o momento por qual estava passando. “É mais ou menos o que está acontecendo agora. Desde que cheguei ao Maranhão tenho sido muito abençoado, em São Luís, Santa Luzia do Tide, nas pastorais e guardo com muito carinho a colaboração e ajuda de todos”, afirmou.


BIOGRAFIA

O padre Antonio dos Santos da Silva,nasceu em Formiga, Minas Gerais. É filho de Romualdo Ferreira da Silva e Adelaide Maria da Silva, tendo mais quatro irmãos: Erminio Rodrigues da Silva, Anilton Rodrigues da Silva, Anilson Rodrigues da Silva e Adilson Rodrigues da Silva.

Filho de família humilde, desde criança sempre foi dedicado aos estudos, para no ano de 1983 formar-se em Técnico de Contabilidade pelo Colégio Nossa Senhora Aparecida em Lavras – Minas Gerais. Em 1986 foi aprovado em concurso vestibular de Estudos Sociais, na Fundação Educacional em Jaraguá do Sul, em 1986, onde formou-se.

Cursou a Fundação Educacional de Brusque onde concluiu em 1988 o curso de Licenciatura em Estudos Sociais, na Escola Superior de estudos Sociais apresentar os seguintes trabalhos: Parapsicologia: Histórico e Fenômenos Proeminentes e o Que É Projeto de Reforma Agrária.

Em 1994, concluiu o 4º ano de Teologia no CETEMA – Centro Teológico no Maranhão.

Possui os seguintes Cursos de Extensão Universitária:
1. Análise da População Mundial
2. História da Igreja
3. Teoria de Análise da Realidade
4. Reforma Econômica – Plano Cruzado
5. Introdução ao Estudo das Constituições
6. História Econômica do Brasil
7. Parapsicologia e Religião
8. Capacitação de Planejamento Pastoral – Bogotá – Colômbia

Possui também os cursos extracurriculares: Curso de Parapsicologia e o Poder da Mente (Brusque – SC – 1988); Teologia Popular (João Pessoa – Parnaíba – 1994); Pastoral e Relações de Gênero (São Paulo – SP – 1966); e Liturgia e Inculturação (Fortaleza – Ce – Janeiro de 1997).

Participou em reuniões de estudos sobre Parapsicologia, promovidas pelo Centro Latino Americano de Parapsicologia em São Paulo (Período – 1989/90).

Teve participação no Seminário sobre a Nova Era e o Advento do 3º Milênio (CNBB - Brasília – 1995) e do 5º Encontro Nacional de Pastoral da Juventude (Salvador – 1998). Formou-se em Teologia pelo Seminário Escola Apostólica Dehonista em Lavras-MG em 1983. Tendo sua preparação para o ingresso no Noviciado no Seminário São José – Rio Negrinho – Santa Catarina – 1984. Noviciado: período de aprofundamento sobre a vida religiosa e discernimento vocacional – Noviciado Nossa Senhora de Fátima – Jaraguá do Sul – SC 1ª Profissão Religiosa: Noviciado e Nossa Senhora de Fátima – Jaraguá do Sul – SC – 1986.
Profissão Perpétua: Centro Vocacional Dehoniano – São Luís – Ma – 1994.

Fonte: Lenno Edroaldo/Agência Assembleia

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ENCONTRO DOS COROINHAS - PAROQUIAL I

A Dia de São Tarcísio se aproxima, dia 15 de agosto, e com esta Festa celebramos também o Dia dos Coroinhas. No dia 13, às 17:30h haverá Celebração Eucarística na Igreja Matriz Santa Terezinha, Filipinho, onde todos os coroinhas da Paróquia irão renovar os propósitos do Ministério do Coroinha.

MINISTÉRIO DO COROINHA

O Ministério dos Coroinhas é o primeiro serviço pastoral do cristão, rumo à santidade. É um despertar vocacional. Muitos padres sentiram-se atraídos à vida sacerdotal, após experimentar o gosto em auxiliar as celebrações, através do trabalho de coroinha.
O termo “coroinha” vem do latim e significa “menino do coro”. A origem deste termo vem da antiga celebração da missa, no ano de 313, onde parte do ritual era cantada em coro e, ocasionalmente, alguns dos meninos do coro eram solicitados para auxiliar os padres no altar. Daí, surgiu o termo coroinha, designando os meninos do coro que auxiliavam os sacerdotes.
Eles têm a função de ajudar na liturgia da Celebração Eucarística, tornando-a mais bonita e solene. Os coroinhas têm que demonstrar muito amor e carinho para o auxílio na Santa Missa, sempre alegres e dispostos a ajudar a Jesus Cristo, que se faz presente no Mistério Eucarístico.
Normalmente, são crianças e jovens, que auxiliam as Santas Celebrações, preparando o altar com seus vasos e livros sagrados.
Em 1994, o Papa João Paulo II autorizou que meninas também servissem no altar. A carta Redemptionis Sacramentum prevê essa circunstância.
Para os coroinhas é uma honra ajudar nas missas, porque depois do padre e dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, são os que mais se aproximam do Mistério de Jesus Sacramentado, no ato da Consagração.
Do coroinha exige-se piedade, postura, respeito para com o ministério, respeito para com o sacerdote, atenção para com os fiéis da assembléia, além de respeito para com o templo, (pois é um lugar sagrado). Também são exigidas atitudes exemplares na escola, na sociedade e na família.
Para ser Coroinha é preciso:
• Ter boa vontade e alegria em servir Jesus Sacramentado.
• Ser disponível para Deus e para sua comunidade, cumprindo fielmente a escala.
• Esforçar-se para ser bom, procurando viver o que Jesus viveu e ensinou; não somente na Igreja, como também em casa, na rua, na escola e em todos os lugares por onde for.
Como posso ser coroinha na Paróquia de Santa Terezinha?
As crianças com interesse sincero para este ministério devem procurar a coordenação dos coroinhas ou falar diretamente com o pároco.
ORAÇÃO DO COROINHA
Ó Jesus Adolescente, que vivias com o Pai celeste em profunda e filial sintonia, aceita nossa dedicação a serviço da liturgia.
Nosso desejo é tratar com respeito, sem preconceito,
as pessoas da comunidade, que contam com teu auxílio na difícil caminhada; dá-nos um coração repleto de amor aos pobres e simples deste mundo.
Alimenta-nos com a tua palavra e com os teus ensinamentos, pois queremos te ajudar, ó Jesus, a transformar a sociedade, e assim celebramos dignamente, com sinais, ritos e movimentos, a salvação que ofereces hoje e sempre em favor da humanidade.
Amém.

ENCONTRO DOS COROINHAS - ARQUIDIOCESANO


ARQUIDIOCESE DE SÃO LUÍS – MARANHÃO
ARTICULAÇÃO ARQUIDIOCESANA DOS COROINHAS
7º ENCONTRÃO ARQUIDIOCESANO DOS COROINHAS
13 de agosto de 2011  -  8h às 16h

LOCAL: Quadra da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Anil.
TEMA - Coroinhas: Missão em defesa da vida. (Cf. Jo 10,10)

CARTA CONVITE

          Em ritmo de preparação para os ‘400 Anos de Evangelização e Missão em Terras Maranhenses’, em 2012, e por ocasião da Festa de São Tarcisio, padroeiro dos coroinhas (celebrada em 15/08), nos reuniremos como família arquidiocesana para fortalecer a nossa caminhada e animar nossa vocação de coroinhas a serviço de Cristo e da Igreja.

PROGRAMAÇÃO

08:00h – Chegada Acolhida Animação
09:40h – Memória de São Tarcísio
10:15h – Apresentação das Paróquias presentes
10:30h – Lanche
11:00h – Apresentação Cultural – Sorteios
11:30h – Aprofundamento do Tema
12:00h – Almoço
13:00h – Apresentações Culturais
13:30h – Gincana Interparoquial
15:30h – Avisos Sorteios Agradecimentos
16:00h – Oração Final

          Organize o seu grupo, venha com sua alegria, as roupas do seu grupo e painel com fotos. Bom mesmo é participar deste encontro único o dia todo.

Atenciosamente,
Coordenação,


     Leonardo Araujo                                                Treyce Veras
        (98)8734-8140                                                (98)8849-5160

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

SANTA TEREZINHA, ROGAI POR NÓS !


SEMANA DA FAMÍLIA III



SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA:
FAMÍLIA, PESSOA E SOCIEDADE

Sábado, 6, foi a abertura da SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA da Paróquia de Santa Terezinha, na Comunidade Nossa Senhora da Vitória, Outeiro da Cruz. O tema Paroquial é “ACREDITAR NA FAMÍLIA É CONSTRUIR O FUTURO (João Paulo II). EU ACREDITO NA FAMÍLIA, E VOCÊ?”. Foi uma linda e animada Celebração que iniciou às 19:30h. Após a Missa houve uma Vigília pelas famílias.

A programação segue até o dia 13, encerrando com uma grande carreata das famílias.
PROGRAMAÇÃO:
08/08 – 19:30h - Missa - Igreja de Nossa Srª de Fátima - Redenção
09/08 – 19:30h - Missa - Igreja de Santa Terezinha - Filipinho

10/08 – 19:30h - Missa - Igreja de Nossa Srª da Penha - Sacavém
11/08 – 19:30h - Missa - Igreja de Nossa Srª do Perpétuo Socorro - Coroado
12/08 – 19:30h - Missa - Igreja de Santo Antônio - Barés
13/08 – Carreata das Famílias. Concentração da FORANIA São Judas Tadeu, no Filipinho próximo a Igreja de Santa Terezinha (na avenida em frente às lanchonetes) às 15h. A carreata seguirá para a Cohab, Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e em seguida ao Maiobão, Igreja Sagrada Família para participação da Santa Missa.
Mais informações na Secretaria da Paróquia – (98)3249-9727.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SEMANA DA FAMÍLIA II

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIAFAMÍLIA, PESSOA E SOCIEDADE
Com a Semana Nacional, a Igreja quer, uma vez mais, salientar a importância da família, que, talvez mais que outras instituições, tem sido colocada em questão pelas amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura. Por isso, é fundamental um olhar atento dirigido à família, patrimônio da humanidade. O contexto atual exige da nossa ação evangelizadora um profundo ardor missionário para ajudar as famílias a não perderem de vista a sua missão primordial de ser a primeira escola das virtudes sociais de que as sociedades têm necessidade. A família participa decisivamente no desenvolvimento da sociedade. É o lugar privilegiado para forjar no coração do homem os valores perenes, sejam eles espirituais ou civis.
O que fazer de especial na Semana Nacional da Família? Contamos com a participação das comunidades através da oração nas e pelas famílias.
Em nossa Paróquia de Santa Terezinha a SEMANA DA FAMÍLIA iniciará no dia 6 e encerrará no dia 13, haverá Celebrações em todas as Comunidades da Paróquia.
06/08 – 19:30h - Abertura com Missa e Vigília - Igreja de Nossa Srª da Vitória - Outeiro da Cruz
07/08 – 
08/08 – 
19:30h - Missa - Igreja de Nossa Srª de Fátima - Redenção
09/08 – 19:30h - Missa - Igreja de Santa Terezinha - Filipinho
10/08 – 
19:30h - Missa - Igreja de Nossa Srª da Penha - Sacavém
11/08 – 19:30h - Missa - Igreja de Nossa Srª do Perpétuo Socorro - Coroado
12/08 – 19:30h - Missa - Igreja de Santo Antônio - Barés
13/08 – Carreata das Famílias. Concentração da FORANIA São Judas Tadeu, no Filipinho próximo a Igreja de Santa Terezinha às 15h. A carreata seguirá para a Cohab, Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e em seguida ao Maiobão, Igreja Sagrada Família para participação da Santa Missa.
Mais informações na Secretaria da Paróquia - 3249-9727.


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

SEMANA DA FAMÍLIA I


Acontece em todo o Brasil, do dia 13 ao dia 20 de agosto, a tradicional “Semana Nacional da Família”, o evento é promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Família.
Este evento, que acontece anualmente no mês de agosto, que é o Mês Vocacional, tem como tema, neste ano de 2011 “Família, Pessoa e Sociedade”.
Os organizadores já lançaram o subsídio de 2011, intitulado "Hora da Família", que pode ser adquirido pela Secretaria Nacional da Pastoral Familiar, em Brasília. Até hoje, mais de 220 mil exemplares do subsídio já foram editados, desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994. A publicação, que completa 15 anos, traz sugestões de celebrações, Terça das Famílias e reflexões sobre o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Catequista, Dia do Nascituro, e outros.
Segundo dom Petrini (Bispo de Camaçari (BA), Dom João Carlos Petrini, Presidente da Comissão Pastoral para a Vida e a Família da CNBB), a Semana Nacional da Família deve ser celebrada como uma festa. “Quando uma família cristã faz festa, celebra o dom da vida e o dom da fé que cada um recebeu, festeja o dom do amor entre marido e mulher, o dom da maternidade e da paternidade, o dom do sacramento do matrimônio e, portanto, o dom que é a presença de Jesus Cristo na convivência familiar”.
“O Papa Bento XVI destacou a importância da família para a edificação da sociedade e seu bem-estar e exortou a todos os cristãos a confiar em Deus como aquele que concede todos os bens e sustenta as famílias no seu cotidiano. Uma sociedade sólida nasce, certamente, do compromisso de todos os seus membros, mas tem necessidade da bênção e do suporte de Deus que, infelizmente, é frequentemente excluído e ignorado. Sem Deus, busca-se inutilmente construir uma casa estável, edificar uma cidade segura, porém, com Deus, teremos uma família rica de filhos e serena, uma cidade bem segura e defendida, livre de pesadelos e de insegurança”, disse o arcebispo de Londrina (PR) e ex-presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, Dom Orlando Brandes, na apresentação do subsídio. Dom Orlando foi presidente da Comissão até maio desse ano.
Além da Secretaria Nacional da Pastoral Familiar, o interessado em adquirir o subsídio pode acessar o site da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, no endereço www.cnpf.org.br ou no telefone: (61) 3443-2900. Nos Regionais da CNBB o material também pode ser adquirido junto aos casais coordenadores da Pastoral Familiar.

7º Encontro Mundial das Famílias

A cidade de Milão, Itália, será a sede do próximo Encontro Mundial das Famílias. O tema do evento será “A Família, o Trabalho e a Festa” e acontecerá a partir do dia 30 de maio até e de junho de 2012.
"O trabalho e a festa devem ser lidos com uma chave familiar e social, assim como a família e a sociedade devem ser consideradas em relação com o trabalho e a festa", explicou o Cardeal-Arcebispo de Milão, Dionigi Tettamanzi.
O programa do encontro prevê para a terça-feira, 29 de maio de 2012, a recepção dos participantes; do dia 30, quarta-feira, até dia 1° de junho, sexta-feira, a realização do Congresso Internacional Teológico-Pastoral, com palestras e seminários inspirados no tema "A Família: o trabalho e a festa", além de reflexões sobre as políticas para as famílias, encontros com experiências significativas do território. Eucaristias nas paróquias e/ou para grupos linguísticos; festa nas cidades e nas paróquias de referência.
Na sexta-feira, dia 1° de junho, está prevista uma noite no Teatro Scala para as delegações provenientes das várias nações e adoração eucarística no Domo de Milão. No sábado, 2 de junho, e domingo, dia 3, haverá a presença do Santo Padre na festa dos testemunhos e no domingo a santa missa presidida pelo Papa Bento XVI.
O Pontifício Conselho para a Família, que organiza o Encontro Mundial das Famílias, este ano festeja 30 anos da sua instituição pelo Papa João Paulo II. A Assembléia Plenária do Dicastério, com celebração do aniversário, acontecerá no segundo semestre no Vaticano.
Desde o dia 28 de março, o Pontifício Conselho tem um novo site web, disponível em quatro línguas (italiano, inglês, francês e espanhol): www.familia.va
* Dicastério (Departamentos do governo da Igreja Católica que compõem a Cúria Romana, entre os dicastérios estão: a Secretaria de Estado, as congregações, os tribunais eclesiásticos, conselhos, ofícios, comissões e comitês. O Papa delega a cada dicastério uma função do governo.)

DIA DO PADRE

 “Em todas as profissões e postos de comando, existem no correr da história figuras notáveis ou pelo talento ou pela ação ou, até mesmo pelo escondimento. Exemplos notáveis não faltam na Igreja de quem se notabilizaram ou felizmente pela inteligência, pela ação evangelizadora ou, até mesmo pela simplicidade e humildade de suas vidas.
Ao celebrar a festa litúrgica de São João Maria Vianney, pároco exemplar na história, não muito distante no tempo, da Igreja, somos – os padres – convidados a contemplar a vida operosa, dedicada e sublimada deste nobre e conhecido clérigo da Igreja da França.
É ele constituído pelo Papa, como modelo luminoso de quem, fiel a sua sublime vocação tornou-se em todos os assuntos a figura modelar de um verdadeiro pároco, que na paróquia assume como que o posto de pai exemplar de todas as famílias.
Não é difícil na vida atual da Igreja encontrar sacerdotes silenciosos, humildes e dedicados que no seu zelo pastoral são luzes bem claras da ação do sacerdote. Homens de oração, portanto de união íntima com Deus, de dedicação sacrificada ao bem dos irmãos, do desprendimento das coisas materiais, sabem viver integralmente em união mística como o fundador da Igreja: Jesus Cristo. Não fica difícil lembrar a figura do Cura D’Ars como modelo e protótipo do verdadeiro ministro de Deus.
Como prova da aceitação do céu à vida exemplar deste humilde sacerdote francês, seu corpo não foi consumido pela terra e se encontra perfeitamente íntegro em seu oratório silencioso e glorioso no altar lateral da igreja paroquial de Ars, na França. Tem-se a impressão de o Santo ter deixado a terra minutos antes.
Tive a felicidade de celebrar a missa neste altar, com o cálice que era de seu uso diário no tempo de sua vida terrena. Além disso, sente-se um clima de sobrenatural beleza diante daquele humilde altar em que o corpo de São João Maria Vianney se vê intacto como se estivera vivo.
A festa do dia 4 de agosto em homenagem a São João Maria Vianney traz à mente de todos os sacerdotes do mundo o cuidadoso zelo pelas suas obrigações pastorais, pela sua dedicação ao povo de Deus e pela sua união mística com o Senhor do céu.
É este o santo que a Igreja apresenta como modelo para o padre diocesano: viver na oração, dedicar-se exclusivamente aos que dele precisam e respirar um clima sobrenatural do contínuo contato com Deus pela vida contemplativa.
São João Maria Vianney atrai, pela sua vida, os que na aspiração sobrenatural do sacerdócio guardam no coração o desejo sincero de viver na simplicidade os fulgores da vivencia amorosa com Deus. A festa de São João Maria Vianney é um humilde e eloquente convite a todos os párocos para gozarem no dia a dia do seu sacerdócio – que é eterno – as belezas místicas que emanam do exemplo luminoso da vida deste protetor que a Igreja nos apresenta como modelo exemplar da vida pastoral de nossas paróquias.”


Dom Benedicto de Ulhoa Vieira - Arcebispo Emérito de Uberaba – MG


Fonte: CNBB