domingo, 14 de agosto de 2011

Padre Antônio recebe título na Assembléia Legislativa

O padre Antônio dos Santos Silva foi agraciado, no início da tarde desta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa, com o título de cidadania maranhense em uma cerimônia bastante concorrida, que lotou o plenário da Casa.

Estiveram presentes à solenidade, além do presidente Arnaldo Melo (PMDB), do deputado autor da proposição, Afonso Manoel (PMDB) e convidados; a vice-prefeita Helena Duailibe, a Procuradora-Geral de Justiça, Fátima Travassos; o secretário da Comissão Central de Licitações do Maranhão, Francisco Batista; o padre Francisco Gaudino, representando o Clero.

O padre é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento, no Maranhão, da chamada Renovação Carismática, da Igreja Católica. Natural de Minas Gerais, o religioso chegou ao Maranhão em 1993, tendo trabalhado nas paróquias Nossa Senhora da Conceição (São Luís), São Vicente de Ferrer (Formiga-MG) e Santa Luzia (Santa Luzia do Tide). Também foi orientador e formador de menores no Instituto Meninos São Judas Tadeu (São Paulo-SP), assessor diocesano da Pastoral da Juventude (Viana), vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, assessor regional da Pastoral da Juventude (Regional NE V – Maranhão), fundador do Instituto de Formação Juvenil do Maranhão (IFJ-MA), diretor do Instituto de Formação Juvenio do Maranhão, diretor-formador dos estudantes do curso de Filosofia dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (São Luís) e hoje é assessor eclesiástico da Renovação Carismática Católica na Arquidiocese de São Luís.

Tanto trabalho, segundo Afonso Manoel, foi reconhecido pela Assembleia Legislativa, que aprovou de forma unânime a homenagem, assim como os membros da renovação carismática, que teriam sido os autores originais da proposição. “Este é um título que nasceu da base, das pessoas talvez mais humildes que fizeram este apelo ecoar e chegou a este Plenário. Que o exemplo do padre Antônio seja um marco em nossa vida, que é um eterno recomeçar”, disse o deputado Afonso Manoel, que fez questão de registrar a presença de sua filha à homenagem. “Esta é a primeira vez que minha filha pisa na Assembleia, apesar destes anos todos em que estou aqui. Só padre Antônio mesmo para ter tanta importância e fazer com que isso aconteça”, completou.

O parlamentar destacou ainda que a titulação aconteceu em um momento oportuno, já que estamos na semana em que se comemora o Dia dos Pais. Segundo ele, a escolha do dia de hoje para homenagear o padre Antônio não aconteceu por acaso. “Hoje faz dois anos que perdi meu pai e tenho absoluta certeza que ele estaria satisfeito, prestando esta homenagem ao padre Antônio, que tem coração de pai e na semana dos pais. Esta entrega de título poderia ter sido feito em maio ou junho, mas foi Deus que escolheu este momento, na semana dos pais, para que acontecesse”, afirmou Afonso Manoel em tom bastante emocionado.

As palavras do deputado, que fez questão de compartilhar a entrega da honraria com todos os parlamentares presentes à seção, receberam o apoio do presidente da Casa. “O deputado Afonso Manoel é um homem transparente e leal. Esta Casa se sente honrada neste dia em fazer esta justa homenagem ao padre Antônio, por seu trabalho tão relevante para a sociedade maranhense e brasileira. Por isso queria parabenizar o deputado e a todos aqui presentes, por este momento tão importante”, disse Arnaldo Melo.

AGRADECIMENTOS

O homenageado iniciou suas palavras saudando os seus agora conterrâneos. De forma humilde, por todo o discurso ele agradeceu a cidadania maranhense: “Esta cidadania muito me honra é a confirmação de um sentimento que tenho desde que aqui cheguei, em 1993. Só tenho a agradecer ao presidente, ao deputado Afonso Manoel e toda sua família, à procuradora. Neste título está o registro de todos os que estão aqui, marcado e confirmado em minha vida.”

O padre Antônio utilizou uma passagem contida no livro Gênesis, da Bíblia Sagrada, que fala sobre a saída de Abraão de sua terra para outra onde receberia bênçãos, para comprara o momento por qual estava passando. “É mais ou menos o que está acontecendo agora. Desde que cheguei ao Maranhão tenho sido muito abençoado, em São Luís, Santa Luzia do Tide, nas pastorais e guardo com muito carinho a colaboração e ajuda de todos”, afirmou.


BIOGRAFIA

O padre Antonio dos Santos da Silva,nasceu em Formiga, Minas Gerais. É filho de Romualdo Ferreira da Silva e Adelaide Maria da Silva, tendo mais quatro irmãos: Erminio Rodrigues da Silva, Anilton Rodrigues da Silva, Anilson Rodrigues da Silva e Adilson Rodrigues da Silva.

Filho de família humilde, desde criança sempre foi dedicado aos estudos, para no ano de 1983 formar-se em Técnico de Contabilidade pelo Colégio Nossa Senhora Aparecida em Lavras – Minas Gerais. Em 1986 foi aprovado em concurso vestibular de Estudos Sociais, na Fundação Educacional em Jaraguá do Sul, em 1986, onde formou-se.

Cursou a Fundação Educacional de Brusque onde concluiu em 1988 o curso de Licenciatura em Estudos Sociais, na Escola Superior de estudos Sociais apresentar os seguintes trabalhos: Parapsicologia: Histórico e Fenômenos Proeminentes e o Que É Projeto de Reforma Agrária.

Em 1994, concluiu o 4º ano de Teologia no CETEMA – Centro Teológico no Maranhão.

Possui os seguintes Cursos de Extensão Universitária:
1. Análise da População Mundial
2. História da Igreja
3. Teoria de Análise da Realidade
4. Reforma Econômica – Plano Cruzado
5. Introdução ao Estudo das Constituições
6. História Econômica do Brasil
7. Parapsicologia e Religião
8. Capacitação de Planejamento Pastoral – Bogotá – Colômbia

Possui também os cursos extracurriculares: Curso de Parapsicologia e o Poder da Mente (Brusque – SC – 1988); Teologia Popular (João Pessoa – Parnaíba – 1994); Pastoral e Relações de Gênero (São Paulo – SP – 1966); e Liturgia e Inculturação (Fortaleza – Ce – Janeiro de 1997).

Participou em reuniões de estudos sobre Parapsicologia, promovidas pelo Centro Latino Americano de Parapsicologia em São Paulo (Período – 1989/90).

Teve participação no Seminário sobre a Nova Era e o Advento do 3º Milênio (CNBB - Brasília – 1995) e do 5º Encontro Nacional de Pastoral da Juventude (Salvador – 1998). Formou-se em Teologia pelo Seminário Escola Apostólica Dehonista em Lavras-MG em 1983. Tendo sua preparação para o ingresso no Noviciado no Seminário São José – Rio Negrinho – Santa Catarina – 1984. Noviciado: período de aprofundamento sobre a vida religiosa e discernimento vocacional – Noviciado Nossa Senhora de Fátima – Jaraguá do Sul – SC 1ª Profissão Religiosa: Noviciado e Nossa Senhora de Fátima – Jaraguá do Sul – SC – 1986.
Profissão Perpétua: Centro Vocacional Dehoniano – São Luís – Ma – 1994.

Fonte: Lenno Edroaldo/Agência Assembleia

2 comentários:

  1. Padre Antônio é acima de tudo um um ser humano fantástico. Um Anjo que vem conduzindo muitos ao caminho de de Jesus. Um homem bom... Que em nos ensina todos os dias que somente através da oração venceremos todas as batalhas... Este Padre (com "P" maiúsculo) mudou a minha historia de vida e a hostória da minha família. Muito obrigado por tudo... John Ericson Aquino

    ResponderExcluir
  2. PADRE E UM SER MARAVILHOSO SO DEUS SABE O QUE FEZ EM RELAÇÃO MINHA SOBRINHA QUE ERA UM SER BOM MAS SO PENSAVA NA MATERIA
    OBRIGADO PADRE ANTONIO

    ResponderExcluir