domingo, 6 de janeiro de 2013

Queimação de Palhinha na Igreja Santa Terezinha



Dia 6 de janeiro é comemorado "O Dia de Reis", segundo a tradição cristã seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" , no caso três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis". A data marca, para os católicos o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Baltazar e Gaspar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
A Igreja Católica comemora a Epifania, que é a revelação, aos homens, da vinda de Jesus. No Evangelho de Lucas (2, 8-20), pastores de Belém recebem a notícia por um anjo e vão adorá-lo no estábulo que deu origem à tradição do presépio. No Evangelho de Mateus (2, 1-13), um grupo de magos do Oriente é avisado por uma estrela, que eles seguem até Belém para louvá-lo em sua casa.
Na Paróquia Santa Terezinha, houve lindas Celebrações. Na Igreja Matriz Santa Terezinha, Filipinho, a Missa foi presidida pelo Pe. Marcelo Pepin.
A “queimação de palhinha”, que é realizada no Dia de Reis, acontecerá no dia 08, terça-feira, às 17h30, após a Missa, na Igreja Matriz. Após a queimação das palhinhas, será oferecido um tradicional bolo com chocolate e refrigerantes.
A queimação de palhinhas consiste em colocar a murta, planta que recobre o presépio no fogareiro, ao som de cânticos religiosos populares. A murta é utilizada para decorar os presépios, e quando queimada exala um odor agradável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário