quinta-feira, 12 de julho de 2012

3ª SEMANA MISSIONÁRIA DA PASTORAL DO DÍZIMO

A Pastoral do Dízimo da Paróquia de Santa Terezinha iniciou a 3ª Semana Missionária da Pastoral do Dízimo que acontece nos dia 10 a 15 de julho, com celebrações em todas as comunidades da Paróquia às 19h30. Em todas as celebrações foram convidados agentes da Pastoral do Dízimo de outras Paróquias para fazer a reflexão de um tema escolhido para cada noite.
É uma semana especial para todos nós, pois aprendemos um pouco mais sobre o Dízimo, a sua importância e o seu significado.
Participe, cada dia é um tema diferente, uma nova experiência.
Veja a programação:
10/07 – Igreja de Santo Antônio – Barés
11/07 – Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Coroado
12/07 – Igreja de Nossa Senhora da Penha – Sacavém
13/07 – Igreja de Nossa Senhora de Fátima – Redenção
14/07 – Igreja de Nossa Senhora da Vitória – Outeiro da Cruz
15/07 – Igreja de Santa Terezinha – Filipinho

“O QUE É O DÍZIMO?
Dízimo é um ato de gratidão a Deus, do qual recebemos tudo o que temos.
É devolução a Ele de um pouco do que dele recebemos, por meio da Igreja, para que o seu Reino aconteça entre nós. É manifestação de nosso amor a Deus e aos irmãos. É partilha dos bens que estão a nosso dispor, especialmente com os mais necessitados.
Contudo, a inspiração com que cada um vê ou percebe o dízimo vai atribuir-lhe um significado. Assim, ouve-se que é gesto de amor, de agradecimento, expressão de fé, de solidariedade, de fraternidade, retribuição aos dons e bênçãos de Deus, manifestação de responsabilidade para com a Igreja e o plano de Deus, e outros inúmeros qualificativos que buscam defini-lo.
De fato, o dízimo assume diferentes expressões em razão do que o motiva (por que o oferto?) ou de sua destinação (para que o oferto?). Mas uma palavra enfeixa todas as suas possíveis definições: AMOR. 
Num primeiro momento, devo reconhecer, pelos dons gratuitos que recebo de Deus - a começar pela vida, pela saúde, pela inteligência -, o imenso AMOR que Ele tem por mim. Depois, manifesto de forma objetiva minha gratidão, retribuindo a Ele este sentimento em gesto concreto de AMOR através dos meus irmãos.
O dízimo é, pois, uma retribuição que fazemos a Deus de parte do que gratuitamente d'Ele recebemos, um pouco de nós mesmos; e o fazemos através da Igreja, para que ela possa cumprir a missão da qual Jesus a incumbiu.
O dízimo é uma contribuição voluntária, regular, periódica e proporcional aos rendimentos recebidos, que todo batizado deve assumir como obrigação pessoal - mas também como direito - em relação à manutenção da vida da Igreja local onde vive sua fé. O dízimo é compromisso de cada cristão. Representa a aceitação consciente do dom de Deus e a disposição fiel de colaborar com seu projeto de felicidade para todos. Dízimo é agradecimento e partilha, já que tudo o que temos e recebemos vem de Deus e pertence a Deus.
Devolução a Deus, por meio da Igreja, de um pouco do muito que Ele nos dá. Contribuição para com a comunidade, da qual fazemos parte pelo Batismo. Partilha que nasce do amor aos irmãos e irmãs, especialmente em relação aos empobrecidos.
E o que o Dízimo não é? O dízimo não é esmola, ofertório ou coleta. O dízimo não deve ser uma prática filantrópica, mas um gesto religioso.”




Um comentário: